Brasil

Operação do VLT do Rio será ampliada a partir de amanhã

Circulação será das 8h às 17h, de segunda a sexta, com quatro composições


	Os novos VLTs, no Rio: a obra dos bondes modernos custou 1,1 bilhão de reais
 (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Os novos VLTs, no Rio: a obra dos bondes modernos custou 1,1 bilhão de reais (Fernando Frazão/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2016 às 12h28.

O Veículo Leve sobre Trilho (VLT) vai ampliar seu horário de operação em duas horas a partir de amanhã (4), no centro do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes e a Concessionária do VLT Carioca, a circulação será das 8h às 17h, de segunda a sexta, com quatro composições.

O trajeto, por enquanto, permanece entre o Aeroporto Santos Dumont e a Parada dos Navios, próxima ao terminal de cruzeiros na zona portuária, e os intervalos foram reduzidos de 30 para 15 minutos entre as viagens. Na última semana, foram feitas 290 viagens nos dois sentidos, com tempo médio de percurso de 26 minutos.

A operação comercial, que estava prevista para começar na última sexta-feira (1º), foi adiada “para garantir maior tempo de acomodação e melhor convivência da população com o sistema”, segundo a secretaria. A nova data ainda não foi anunciada, mas o valor da passagem será o mesmo dos ônibus, R$ 3,80.

O VLT foi inaugurado no dia 5 de junho e vai integrar todos os meios de transporte no centro do Rio e região portuária: barcas, metrô, trem, ônibus, rodoviária, aeroporto, teleférico, terminal de cruzeiros marítimos e, futuramente, o BRT Transbrasil.

Ao todo, serão 28 quilômetros de trilhos, 32 bondes, 45 máquinas para a compra de bilhetes em paradas e estações e nove pontos de integração com outros meios de transporte, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana e capacidade para 300 mil passageiros por dia. O segundo trecho tem previsão para ser inaugurado no segundo semestre e vai da Central do Brasil à Praça XV.

O sistema empregará 130 profissionais, entre condutores e controladores, que já passam por treinamento desde o ano passado.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaismobilidade-urbanaRio de Janeiro

Mais de Brasil

Casa Civil diz que governo não planeja aumento do Bolsa Família

Moraes libera redes sociais bloqueadas do influenciador Monark

Novo voo com brasileiros deportados dos EUA chega em Fortaleza após crise das algemas

Destroços de avião que caiu em São Paulo são retirados; avenida é liberada após oito horas