Brasil

Operação do VLT do Rio será ampliada a partir de amanhã

Circulação será das 8h às 17h, de segunda a sexta, com quatro composições


	Os novos VLTs, no Rio: a obra dos bondes modernos custou 1,1 bilhão de reais
 (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Os novos VLTs, no Rio: a obra dos bondes modernos custou 1,1 bilhão de reais (Fernando Frazão/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2016 às 12h28.

O Veículo Leve sobre Trilho (VLT) vai ampliar seu horário de operação em duas horas a partir de amanhã (4), no centro do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes e a Concessionária do VLT Carioca, a circulação será das 8h às 17h, de segunda a sexta, com quatro composições.

O trajeto, por enquanto, permanece entre o Aeroporto Santos Dumont e a Parada dos Navios, próxima ao terminal de cruzeiros na zona portuária, e os intervalos foram reduzidos de 30 para 15 minutos entre as viagens. Na última semana, foram feitas 290 viagens nos dois sentidos, com tempo médio de percurso de 26 minutos.

A operação comercial, que estava prevista para começar na última sexta-feira (1º), foi adiada “para garantir maior tempo de acomodação e melhor convivência da população com o sistema”, segundo a secretaria. A nova data ainda não foi anunciada, mas o valor da passagem será o mesmo dos ônibus, R$ 3,80.

O VLT foi inaugurado no dia 5 de junho e vai integrar todos os meios de transporte no centro do Rio e região portuária: barcas, metrô, trem, ônibus, rodoviária, aeroporto, teleférico, terminal de cruzeiros marítimos e, futuramente, o BRT Transbrasil.

Ao todo, serão 28 quilômetros de trilhos, 32 bondes, 45 máquinas para a compra de bilhetes em paradas e estações e nove pontos de integração com outros meios de transporte, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana e capacidade para 300 mil passageiros por dia. O segundo trecho tem previsão para ser inaugurado no segundo semestre e vai da Central do Brasil à Praça XV.

O sistema empregará 130 profissionais, entre condutores e controladores, que já passam por treinamento desde o ano passado.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaismobilidade-urbanaRio de Janeiro

Mais de Brasil

Presidente eleito do Uruguai e Lula conversam sobre acordo Mercosul e UE: 'Estamos otimistas'

Lira diz que medidas de corte de gastos contarão 'com boa vontade' da Câmara e que IR fica para 2025

Unicef pede para Austrália consultar jovens sobre lei que restringe acesso a redes sociais

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 76,4 anos e supera índice anterior à pandemia, diz IBGE