Brasil

Operação apreende carros de luxo, armas e derruba mais de 300 sites e apps

Segunda fase da operação contra pirataria foi realizada em dez estados, com apoio das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido

Polícia Civil: nome da operação faz referência ao chamado "Erro 404" na internet (Getty Images/Reprodução)

Polícia Civil: nome da operação faz referência ao chamado "Erro 404" na internet (Getty Images/Reprodução)

AO

Agência O Globo

Publicado em 5 de novembro de 2020 às 13h13.

A segunda fase da Operação 404, para combater a pirataria digital, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira. As Polícias Civis de dez estados cumprem mandados de busca e apreensão na operação coordenada pelo Ministério da Justiça. Além dos mandados, o bloqueio ou suspensão de 252 sites e de 65 aplicativos de streaming também foi determinado pela Justiça.

Dinheiro na cueca pode mover seus investimentos? Pode. Saiba como, na EXAME Research

Em entrevista coletiva, o ministro André Mendonça afirmou que carros de luxo e armas foram apreendidos durante a operação. O ministro classificou a prática do crime de pirataria como tão perigosa quanto outros tipos de crimes e afirmou que também há envolvimento com lavagem de dinheiro.

"A linha de investigação seguida é relacionada a pessoas físicas e jurídicas que têm violado sistematicamente os direitos autorais fonográficos, cinematográficos e de outras fontes, e o feito de forma profissionalizada, organizada, com objetivo de lucro. E a partir da obtenção ilícita desses valores buscando lavar os recursos obtidos" disse, acrescentando:

"Tanto assim o é que também hoje foram apreendidos carros de luxo e armas. Apenas um alvo da operação com registros já identificados de faturamento anual R$ 94,5 milhões".

Participam as Polícias Civis dos seguintes estados: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.A ação conta ainda com apoio das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido.

O nome da operação faz referência ao chamado "Erro 404" na internet, que ocorre quando o computador tenta acessar um site e o servidor onde este se encontra não consegue achá-lo, seja por questões de configuração para não exibir a página ou porque o site não existe mais.

Acompanhe tudo sobre:André MendonçaEstados Unidos (EUA)Ministério da Justiça e Segurança PúblicaPolícia CivilReino Unido

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas