Brasil

Operação Água Viva investiga empresa que frauda nota fiscal

O valor das autuações podem chegar a R$ 200 milhões caso seja confirmada a fraude nas fábricas da empresa


	Segundo RF, negociações com clientes da empresa sem a nota fiscal tinham “intuito de reduzir ilegalmente a base de cálculo dos tributos"
 (thinkstock)

Segundo RF, negociações com clientes da empresa sem a nota fiscal tinham “intuito de reduzir ilegalmente a base de cálculo dos tributos" (thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2015 às 15h42.

Brasília - A Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram hoje (2) a Operação Água Viva com objetivo de combater a prática de crime contra a ordem tributária.

Por meio de um comunicado, o Fisco informou que as investigações foram iniciadas após identificação de fraudes de empresa do setor industrial com atuação em todo o território nacional suspeita de distribuir produtos no mercado com nota fiscal reutilizada ou subfaturada.

De acordo com a Receita, as negociações com os clientes da empresa sem a nota fiscal tinham “claro intuito de reduzir ilegalmente a base de cálculo dos tributos, gerando prejuízo aos cofres públicos”.

Durante as investigações, informou a Receita, foi possível comprovar que a prática estava disseminada na organização, sem registros oficiais e , inclusive, acompanhada pelos principais sócios.

Há indícios de que o esquema funionava da mesma forma há vários anos, inclusive com uso de sistemas informatizados paralelos para controle do “caixa dois”, relata a Receita.

O valor das autuações podem chegar a R$ 200 milhões caso seja confirmada a fraude nas fábricas da empresa.

Foram cumpridos mandados de prisão temporária, de busca e apreensão e conduções coercitivas nas sedes da empresa e nas residências dos sócios, nas cidades de Governador Valadares (MG), Cuiabá (MT), Bauru (SP) e Piracicaba (SP).

Além da empresa, poderão ser multados e responderão pelos crimes investigados clientes que se utilizaram do artifício, que configura crime contra a ordem tributária.

Acompanhe tudo sobre:Carga tributáriaCrimeImpostosLeãoMinistério PúblicoPolícia Federalreceita-federal

Mais de Brasil

PF envia ao STF pedido para anular delação de Mauro Cid por contradições

Barroso diz que golpe de Estado esteve 'mais próximo do que imaginávamos'

Plano de assassinato de Lula surpreende Planalto: é pior que o 8 de janeiro, dizem assessores

Biometano pode abastecer metade da energia para a indústria de SP, diz secretária do Meio Ambiente