Brasil

ONS prevê alta de mais de 10% em reservatórios no Sudeste

Ao final do próximo mês, reservatórios devem alcançar 31,8% do nível operativo, alta de mais de 10% em relação ao patamar de 19,30% apurado no dia 28


	Cantareira: Sudeste representa 70% da capacidade de armazenamento de água pelo sistema elétrico nacional
 (Nelson Almeida/AFP)

Cantareira: Sudeste representa 70% da capacidade de armazenamento de água pelo sistema elétrico nacional (Nelson Almeida/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2014 às 17h36.

São Paulo - A mais recente previsão do Operador Nacional do Sistema (ONS) indica que o volume de água armazenada nos reservatórios da região Sudeste terá importante recuperação ao longo do mês de janeiro.

Ao final do próximo mês, os reservatórios devem alcançar 31,8% do nível operativo, uma alta de mais de dez pontos porcentuais em relação ao patamar de 19,30% apurado no domingo, 28.

A região Sudeste é responsável por 70% da capacidade de armazenamento de água pelo sistema elétrico nacional.

A primeira previsão divulgada incluindo dados de janeiro sinaliza que o nível dos reservatórios apresentará recuperação em todo o país, com destaque para as regiões Sul e Nordeste.

Os reservatórios do Sul, que ontem estavam com 53,73% da capacidade, devem chegar ao final de janeiro com 61,3% do nível operativo.

Na região Nordeste, o nível tende a subir dos atuais 17,37% para 28% da capacidade. No Norte, a oscilação esperada é de atuais 32,78% para 38,4% no dia 31 de janeiro.

O volume de chuvas deve ser forte principalmente no Sul do país.

O ONS prevê que a Energia Natural Afluente (ENA) naquela região seja, em janeiro, equivalente a 129% da média de longo termo (MLT) para o período.

Na região Sudeste o número estimado equivale a 90% da média, pouco abaixo dos 92% da média previstos para o Norte. Na região Nordeste, a ENA em janeiro deve ficar em 63% da MLT.

Carga

No material divulgado na última sexta-feira, o ONS projeta que a carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) será 0,2% menor em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

O resultado será puxado pela queda de 1,4% na carga da região Sudeste. A carga estimada para janeiro é de 67.792 MW médios.

As demais regiões devem apresentar expansão da carga. Na região Nordeste, o indicador deve crescer 3,3%. Nas regiões Sul e Norte, a elevação esperada é de 0,5% e 0,6%, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaChuvasConsumoONS

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP