Brasil

Onde tirar o título de eleitor? Prazo termina em maio; veja passo a passo

Atualmente, todo o processo é feito pela internet

Título de eleitor: prazo vai até maio.  (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Título de eleitor: prazo vai até maio. (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de janeiro de 2024 às 11h36.

As próximas eleições gerais no Brasil estão marcadas para 2024 quando os brasileiros vão escolher prefeitos e vereadores. Antes da votação, é importante estar com os documentos em dia. O mais importante deles é o título de eleitor. Atualmente, todo o processo para tirar o título de eleitor é feito pela internet, por meio do computador ou do celular. A regularização precisa ser feita até 150 dias antes do pleito.

Como tirar o título de eleitor em 3 passos

Para solicitar o título é só clicar na opção “Autoatendimento do Eleitor” após escolher a primeira aba da página principal do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Passo 1

Na aba “Título de eleitor”, selecione a opção “Não tenho”, informe o nome completo, o nome dos pais e a data de nascimento, e clique em “Avançar”. Na segunda tela, preencha todos os campos com os dados pessoais solicitados pelo sistema.

Passo 2

O segundo passo vai exigir cuidado na hora de fotografar a documentação. Isso porque é importante que os documentos estejam legíveis para que seja possível confirmar a identidade. A primeira imagem deve ser uma selfie segurando um documento oficial com foto. Depois será preciso tirar uma foto do próprio documento, em duas versões: frente e verso.

Segundo Resolução TSE nº 23.659/2021, a apresentação de certificado de quitação militar é obrigatória somente para brasileiros homens nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade.

Passo 3

Para concluir o pedido de emissão do título, é preciso anexar uma foto de um comprovante de residência, que pode ser uma conta de água, luz, celular e até um carnê de IPTU ou IPVA.

Depois disso é só acompanhar a análise do pedido por parte da Justiça Eleitoral na opção "Acompanhar Requerimento". Quando for emitido, o documento é enviado por e-mail e você pode imprimi-lo, caso queira.

Como baixar e acessar o e-Título

Quando já tiver o seu título de eleitor emitido, você pode ter acesso ao e-Título. O primeiro passo que o cidadão deve dar é baixar o aplicativo do e-Título em seu smartphone. O app está disponível para sistemas Android e iOS. e é completamente gratuito.

Após o download, tudo que o eleitor precisa fazer para acessar o seu Título de Eleitor digital é preencher o login com os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Número de CPF ou Inscrição;
  • Nome da mãe (opcional)
  • Nome do pai (opcional)

Após preencher as informações, o eleitor entrará na primeira página do e-Título, onde terá a sua via digital do Título de Eleitor, que conta até mesmo com foto caso o cidadão tenha a sua biometria cadastrada.

O que é possível fazer com o E-Título?

Dentro do aplicativo do E-Título, o eleitor brasileiro pode encontrar uma série de informações referentes às eleições, assim como funções, como emissão de algumas certidões, de forma digital. Confira abaixo algumas das informações e funções presentes no e-Título:

  • Registro do eleitor
  • Zona e Seção de voto
  • Endereço do voto
  • Nome do estabelecimento onde será o voto
  • Certidão de quitação eleitoral
  • Certidão de Crimes eleitorais
  • Justificativa de voto

Quem é obrigado a votar

O voto é obrigatório para eleitoras e eleitores alfabetizadas, com idades entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para maiores de 16 anos e menores de 18 anos; maiores de 70 anos; e, analfabetos.

Como saber o número do título de eleitor

Para saber o número do seu título de eleitor e o local de votação, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e preencher o formulário com os dados necessários. Outra forma é usar o aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS.

(Com informações do TSE)

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2024TSE

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia