Brasil

Onda de calor: quais cidades brasileiras vão passar dos 30 ºC nesta semana?

Segundo o Clima Tempo, a causa das altas temperaturas tem relação com uma grande massa de ar quente e seco que ganhou força no Brasil

 (Fernando Frazão/Agência Brasil)

(Fernando Frazão/Agência Brasil)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 22 de agosto de 2023 às 13h43.

Última atualização em 22 de agosto de 2023 às 14h00.

As regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e o interior do Nordeste terão uma semana atípica em meio ao inverno, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas devem ser superiores a 28 °C, podendo chegar a 40 ºC em algumas áreas. Seis estados serão mais afetados, além do Distrito Federal, e terão alerta de baixa umidade do ar: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo o Clima Tempo, a causa das altas temperaturas tem relação com uma grande massa de ar quente e seco que ganhou força no Brasil. O calor poderá quebrar recordes históricos para o mês em 30 anos. O meteorologista Vinicíus Lucyrio, do Clima Tempo, prevê que as temperaturas podem chegar aos 37 °C em Campo Grande e Goiânia, aos 42 °C em Cuiabá, 34 °C em Brasília, 34 °C em São Paulo (o recorde é 33,1 °C) e 39 °C no Rio.

Temperaturas máximas para os próximos dias por cidade (segundo a Climatempo):

  • Cuiabá: 42 °C
  • Manaus: 39 ºC
  • Rio de Janeiro: 39 °C
  • Campo Grande: 37 °C
  • Goiânia: 37 °C
  • Porto Velho: 37 °C
  • Teresina: 37 ºC
  • Belém: 35 °C
  • Brasília: 34 °C
  • São Paulo: 34 °C

Onda de calor em São Paulo e risco de incêndio

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil de SP, o calor mais intenso deve ser registrado nas faixas oeste e noroeste paulista, nas regiões de Jales e Araçatuba, onde os termômetros devem passar dos 40 °C durante as tardes, principalmente quarta e quinta-feira. Nessas regiões é preciso atenção redobrada para o índice de umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo dos 20%, aumentando o risco de incêndios florestais.

Na capital e na região metropolitana de São Paulo, a temperatura máxima será de 34 °C e a umidade relativa do ar vai chegar a 25%, o que caracteriza nível de atenção.

Por causa do tempo seco, a Defesa Civil alerta para que a população não incendeie áreas de vegetação nem jogue bitucas de cigarro em rodovias. Além de causar incêndios de grande proporção, essas condutas são crimes ambientais.

Com o calor, é recomendável que as pessoas bebam bastante água e se protejam do sol, além de evitar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais quentes do dia.

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroSão Paulo capital

Mais de Brasil

Defesa Civil de São Paulo prevê fortes chuvas até terça-feira em todo estado

Governo fala em 'flagrante desrespeito' a direitos de brasileiros algemados e deportados pelos EUA

A revolução das GovTechs: oportunidades para transformar governos e economias

Empresários industriais estão otimistas para 2025, apesar de recuo do setor em dezembro, diz CNI