Brasil

Onda de calor está chegando ao fim e Inmet alerta para chuvas intensas no Norte e Nordeste; veja

Amazonas, Piauí, Ceará e Maranhão serão os estados mais afetados pela chuva; Centro-Oeste deve voltar a ter chuva a partir de quarta-feira

Calor em SP ( Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

Calor em SP ( Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 19 de dezembro de 2023 às 07h01.

Depois de um fim de semana de calor intenso e uma segunda-feira instável, áreas no Norte e no Nordeste do país devem enfrentar chuvas nesta terça-feira, 19. No Sudeste, por sua vez, o céu segue limpo, mas com uma ligeira queda na temperatura. Essas mudanças sinalizam que a onda de calor está chegando ao fim, segundo o Instituto de Meteorologia Nacional (Inmet).

O Inmet alerta para perigo potencial de chuvas intensas no Amazonas, Piauí, Ceará e Maranhão. Esses estados devem enfrentar precipitação entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Nessas áreas, haverá risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Manaus terá uma terça-feira nublada, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde e à noite. A temperatura máxima será 32°C e a mínima, 24°C. Já São Luís e Teresina terão máxima de 34°C e mínima de 24°C, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas o dia inteiro. Em Fortaleza, deve chovar apenas na parte da manhã.

O Sul deve ter chuvas menos intensas ao longo da semana, com pancadas irregulares típicas da primavera. Em Porto Alegre, a máxima será de 30°C, com precipitação leve na parte da manhã. O Centro-Oeste continua a enfrentar calor na terça-feira, com máxima de 37°C em Cuiabá, mas começa a ter chuva e temperaturas mais amenas a partir do dia 20 de dezembro. Cenário semelhante se repete em Campo Grande.

— Realmente é uma virada. Até o dia 18 tivemos quase nada de chuva, chuvas abaixo da média. Quando olhamos para a virada do dia 20 ao 26, vemos que uma umidade vinda da Amazônia vai se manter nesta área [Centro-Oeste e Sudeste] — disse Andrea Ramos, meteorologista do Inmet.

O Rio de Janeiro terá uma terça-feira de sol e céus limpos, com máxima de 33°C e mínima de 18°C. A tendência é que o calorão dê uma aliviada nos próximos dias. Já vitória terá precipitação a semana inteira, com pancadas de chuva isoladas e possibilidade de trovoadas na parte da tarde. A capital do Espírito Santo terá máxima de 32°C e mínima de 21°C.

São Paulo passará o dia sob nuvens, que cobrirão a maioria do céu na parte da manhã e da noite. A temperatura fica entre 19°C e 30°C, com tendência de diminuição e possibilidade de chuva na quarta-feira.

As chuvas já estão retornando ao Nordeste após um longo período de estiagem, e o Centro-Oeste terá precipitações constantes a partir de quarta-feira. O norte de Minas Gerais e o sul da Bahia, que enfrentaram temperaturas de até 40°C nos últimos dias, também terão precipitações volumosas para aliviar o calorão. Esse período de chuvas deve durar até o natal.

Acompanhe tudo sobre:onda de calorCalorMudanças climáticas

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026