Brasil

Olavo de Carvalho morre aos 74 anos nos Estados Unidos

Escritor havia sido diagnosticado com covid-19 no dia 16 de janeiro, mas causa oficial da morte ainda não foi divulgada

O guru da família Bolsonaro estava hospitalizado na região de Richmond, no estado da Virgínia (EUA) (YouTube/Reprodução)

O guru da família Bolsonaro estava hospitalizado na região de Richmond, no estado da Virgínia (EUA) (YouTube/Reprodução)

AO

Agência O Globo

Publicado em 25 de janeiro de 2022 às 06h02.

Última atualização em 26 de janeiro de 2022 às 16h47.

O escritor bolsonarista Olavo de Carvalho faleceu, aos 74 anos, na noite de 24 de janeiro. A notícia da morte foi comunicada pela família nas redes sociais do autor. Segundo a postagem no Twitter, o guru da família Bolsonaro estava hospitalizado na região de Richmond, no estado da Virgínia (EUA).

Olavo de Carvalho havia sido diagnosticado com Covid-19 em 16 de janeiro. Oficialmente, porém, a causa da morte ainda não foi divulgada.

  • Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.

Em julho, o escritor havia sido internado no Instituto do Coração, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor), em São Paulo. Nessa ocasião, foi submetido a um cateterismo. Depois de receber alta, teve novas complicações e passou mais de quatro meses internado na clínica Saint Marie, na Zona Sul da capital paulista.

No dia 9 de novembro, ainda internado, Olavo recebeu uma intimação para depor num inquérito sobre a existência de milícias digitais. Logo depois disso, ele deixou a clínica sem avisar e voltou para os Estados Unidos.

Olavo de Carvalho, que nasceu em Campinas, interior de SP, em 1947, era cardiopata e portador da Doença de Lyme, infecção transmitida por carrapatos. Autointitulado professor de filosofia e apoiador do conservadorismo, o escritor deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.

 “A família agradece a todos os amigos as mensagens de solidariedade e pede orações pela alma do professor”, diz a publicação feita pela família de Carvalho nas redes sociais, na madrugada desta terça-feira, 25.

Acompanhe tudo sobre:Jair BolsonaroMortesOlavo de Carvalho

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP