Brasil

Oito municípios do Rio atingem ocupação de 100% dos leitos de UTI

Este aumento vem acompanhando o avanço da variante Delta, que já é encontrada em 53,7% das amostras analisadas pela Secretaria municipal de Saúde

Belford Roxo, Guapimirim e Tanguá agora entraram para a lista com 100% dos leitos de UTI ocupados (Fabio Teixeira/Anadolu Agency/Getty Images)

Belford Roxo, Guapimirim e Tanguá agora entraram para a lista com 100% dos leitos de UTI ocupados (Fabio Teixeira/Anadolu Agency/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 23 de agosto de 2021 às 10h57.

Oito municípios fluminenses já estão com 100% dos leitos de UTI ocupados, segundo números de hoje do painel de monitoramento da Covid-19 do estado. Três municípios não estavam na lista na semana passada: Belford Roxo, Tanguá e Guapimirim, na Região Metropolitana. Os outros cinco municípios que estavam com a ocupação máxima desde a última terça-feira são: Bom Jesus de Itabapoana, Cantagalo, Itaperuna, Miracema e Nova Friburgo.

  • Entenda como o avanço da vacinação afeta seus investimentos. Assine a EXAME.

O aumento na taxa de ocupação dos leitos de UTI é registrado tanto na rede pública quanto na privada do estado. Segundo a Associação de Hospitais Privados do Estado do Rio, a procura por atendimento em razão da pandemia saiu de 30% para 40% nos últimos 15 dias. Na semana passada, 60 novos leitos da rede municipal foram reabertos na capital. Hoje, o percentual no município é de 95% de ocupação.

Na sexta-feira, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, divulgou durante o 33º boletim epidemiólogico que, nos últimos 30 dias, 286 idosos foram internados sem nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. Segundo a Fiocruz, o número de internações de idosos com mais de 60 anos chegou ao maior patamar desde fevereiro.

Este aumento vem acompanhando o avanço da variante Delta, que já é encontrada em 53,7% das amostras analisadas pela Secretaria municipal de Saúde (SMS). No estado, as amostras analisadas destacam 60,3%. A cepa já deixou quatro mortes registradas no Rio.

Restrições podem retornar

Com o avanço da nova variante, a prefeitura já cogita reavaliar a flexibilização das restrições no município. Este mês, prefeito do Rio, Eduardo Paes, chegou a anunciar um planejamento para o réveillon em diversos pontos da cidade e a possibilidade da não-obrigatoriedade da máscara, em novembro deste ano, caso os números continuassem caindo com o avanço da vacinação.

No entanto, na divulgação do último boletim epidemiológico, na última sexta-feira, a prefeitura decidiu estender em mais uma semana as restrições em vigor no município, que vão permanecer até o dia 30. Anteriormente, a flexibilização era avaliada de 15 em 15 dias.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusHospitaisPandemiaRio de Janeiro

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas