Brasil

Obras em estádios de São Paulo e de Natal são as mais preocupantes, diz estudo

O estádio das Dunas, em Natal, é o mais atrasado. Segundo o relatório, a ordem de serviço para o começo das obras só foi assinada pelo governo e a construtora OAS no último dia 15

Projeto do Estádio das Dunas, em Natal: obra está orçada em R$ 400 bilhões (Divulgação)

Projeto do Estádio das Dunas, em Natal: obra está orçada em R$ 400 bilhões (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2011 às 19h58.

São Paulo - Um relatório que avalia os estádios brasileiros para a Copa do Mundo apontou que as arenas de São Paulo e de Natal são as mais preocupantes entre as doze cidades-sedes do campeonato mundial. O relatório foi divulgado pelo Portal 2014, mantido pelo Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) e pela Mandarim Comunicação.

O estádio das Dunas, em Natal, é o mais atrasado. Segundo o relatório, a ordem de serviço para o começo das obras só foi assinada pelo governo e a construtora OAS no último dia 15. Em São Paulo, o problema é o imbróglio em torno do estádio do Corinthians, em Itaquera, na zona leste da cidade. O começo da obra está marcado para este mês, mas há pendências burocráticas e indefinições do clube.

Segundo João Alberto Viol, presidente nacional do Sinaenco, apesar dos atrasos, todos os estádios poderão ficar prontos para a Copa. “Um estádio pode levar até 36 meses para ser construído. Na África do Sul, o que demorou mais levou 36 meses. Temos ainda 38 meses para a realização da Copa, portanto, para efeito de obras, poderemos ter todos os estádios prontos. Mas esse cronograma já é apertado”, afirmou Viol.

De acordo com o presidente, trabalhar com um cronograma apertado é um risco, já que podem ocorrer imprevistos, tais como greves e um grande período de chuvas. “A situação é de alerta, de sinal amarelo. Precisamos admitir que temos um atraso e administrar esse processo com maior rigor”.

Segundo o relatório, os estádios que estão em estágio mais avançado são os de Brasília, Manaus, Recife e Salvador, que têm obras de fundação.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCopa do MundoDados de BrasilEsportesFutebolInfraestrutura

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas