Brasil

Obra do Palácio da Justiça deve sair do papel

No Palácio da Justiça de São Paulo há infestações de cupim, infiltrações e sobrecarga de equipamentos sobre o forro de estuque, que corria o risco de desabar

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2013 às 10h10.

São Paulo - A obra completa do Palácio da Justiça de São Paulo, sob responsabilidade do escritório Kruchin Arquitetura, está em fase de aprovação dos órgãos de proteção ao patrimônio e da Prefeitura. Orçada em cerca de R$ 20 milhões, toda a obra será bancada pelo próprio Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). A primeira fase da obra deve levar 24 meses.

Por enquanto, vigas metálicas espalhadas pelos corredores do 6.º andar denunciam os problemas. Há infestações de cupim, infiltrações e sobrecarga de equipamentos sobre o forro de estuque, que corria o risco de desabar.

A biblioteca, localizada no 4.º andar, tem o cenário mais crítico. Ali, foram encontrados problemas na estrutura de madeira que levaram, em 2010, à interdição do salão de leitura. Laudos constataram também rachaduras, problemas decorrentes de umidade e outras patologias.

Durante a reforma, a ideia dos arquitetos é reorganizar toda a dinâmica operacional do tribunal. "Será um rearranjo interno. Câmaras de julgamento serão deslocadas para uma melhor eficiência do prédio", explica o arquiteto Samuel Kruchin.

Obras

Outro problema que deve ser solucionado é a adaptação de um prédio de 80 anos às necessidades contemporâneas. "Será o fim das gambiarras", promete Kruchin. "A infraestrutura do prédio vai comportar instalações elétricas, de informática e de condicionamento térmico dos dias de hoje."

Kruchin também lembra que o Metrô que passa no subsolo do prédio provoca vibrações que afetam a estrutura. "Vamos adotar medidas para atenuar esses efeitos." As informações são do jornal O Estado de S.Paulo

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisJustiçaSão Paulo capitalPrefeiturasGestão pública

Mais de Brasil

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país