A vinda de médicos de várias nacionalidades e o passeio de moto de Dilma Rousseff, em Brasília, foram alguns dos assuntos que viajaram o mundo neste mês
O que anda sendo publicado (sxc.hu)
Da Redação
Publicado em 30 de agosto de 2013 às 06h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h29.
São Paulo - Em agosto, o Brasil ficou em destaque nas páginas dos jornais internacionais por conta, principalmente, de questões diplomáticas, como a detenção por nove horas de David Miranda no aeroporto londrino de Heatrow, e a fuga para o Brasil do senador boliviano Roger Pinto, que estava refugiado na embaixada brasileira, em La Paz. Mas assuntos leves também foram destaque, incluindo o passeio escondido de moto da presidente Dilma Rousseff, em Brasília, e uma comparação, feita pelo The New York Times, de que Ivete Sangalo é artista do mesmo naipe de Janis Joplin. Confira o que mais os jornais do mundo falaram do país nas últimas semanas,
El País: A escapada secreta de Dilma Rousseff em uma moto pelas vias de Brasília foi abordada pelo El País. No caso, a mandatária havia revelado ao ministro Edison Lobão que despistou os seguranças para se sentir livre. O diário espanhol chegou a pensar em um desdobramento ficcional para a história: "um guarda de trânsito para a presidenta e pede a licença de motorista. Vê que se trata de Dilma e começa a tremer", imaginou o jornal, em uma cena hipotética.
The New York Times: O presidente do STFganhou um perfil na página Saturday Profile, tradicional espaço do jornal americano. O texto destaca a coragem de Joaquim Barbosa para "perturbar" o status quo no Brasil.
The New York Times:o jornal noticiou que, apesar dos "preços que chocam muitas pessoas", o restaurante Antiquarius, no nobre bairro do Leblon, no Rio, foi flagrado com 22 quilos de comida com validade vencida há mais de um ano, incluindo escargots.
El País: o jornal espanhol fala que a operação "secreta" que trouxe o senador boliviano Roger Pinto Molina para o Brasil colocou em xeque a reputação do corpo diplomático brasileiro, considerado um dos mais profissionais da América Latina. O jornal afirma ainda que esse é só mais um de uma longa série de incidentes envolvendo a diplomacia nacional nos últimos anos nas relações com Venezuela, Bolívia e Cuba.
Financial Times: "Brasil: Onde está Amarildo?", questiona o blog "beyondbrics", do jornal britânico. A postagem relembra o sumiço do ajudante de pedreiro na favela da Rocinhae diz que o país é "assolado pela violência policial e execuções extrajudiciais".
The New York Times: jornal falou das reiteradas tentativas de Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, em convencer Woody Allen a filmar na capital fluminense alguma de suas obras sobre cidades encantadoras - até agora, todas europeias. "Aparentemente, o Rio de Janeiro não está satisfeito em ser escolhido como o local dos Jogos Olímpicos de 2016 e anfitrião da Copa do Mundo", afirmou o NYT.
The Guardian: Um artigo publicado no site do jornal faz duras críticas às atitudes de países europeus no caso Snowden. Em especial ao Reino Unido, por conta da detenção do brasileiro David Miranda, namorado do jornalista Glenn Greenwald. Ao mesmo tempo, o texto elogia a ação do Brasil no caso que mostraria que os países da América do Sul não seguiam mais às instruções de Washington.
Le Monde: "No Brasil, os prisioneiros tricotam" é o título de matéria publicado no site do jornal francês sobre um presídio de Juiz de Fora em os detentos fazem peças de tricôs para a estilista brasileira Raquel Guimarães, em troca de pagamento de 75% do salário mínimo.
The Economist:a revista britânica analisou a situação da presidente Dilma Rousseff, enfraquecida após os protestos de junho, e dos possíveis candidatos da oposição para a corrida presidencial de 2014, que, segundo o texto, falharam em fazer progressos com os eleitores.
Clarín: segundo o jornal, que falou dos médicos argentinos que aderiram ao programa brasileiro Mais Médicos, o Brasil é um país em ascensão que permite um salto qualitativo na carreira, um salário atraente conjugado com menor carga semanal de trabalho.
Financial Times: a reportagem tratou da situação da infraestrutura brasileira e as concessões elaboradas pelo governo para solucioná-la. O texto destaca que a infraestrutura pobre transforma o caminho dos alimentos até o consumidor em sacrifício. Prova disso é que 58% das mercadorias são transportadas por caminhões, modal menos eficiente econômica e energeticamente.
El País: artigo publicado na internet fez uma análise dos rumos do país após as manifestações que levaram milhares de pessoas às ruas em junho. A conclusão é de que o brasileiro deixou de acreditar nas promessas e é agora "adulto". "Quer feitos concretos e os quer agora", diz.
15. Agora, veja o que se falou do país em julhozoom_out_map
Em encontro do Cosud, chefes estaduais assinaram carta com críticas ao texto apresentado pelo governo federal; anteriormente, Romeu Zema (Minas Gerais) e Jorginho Mello (Santa Catarina) recusaram convite para reunião sobre o tema