Brasil

O que o mundo está falando sobre Lula neste momento

A BBC, no Reino Unido, colocou a notícia em destaque na sua página inicial como “Busca na casa do ex-líder brasileiro Lula"


	Sede do The New York Times: para os jornais americanos, essa é a fase da Lava Jato "mais dramática" até agora
 (Scott Eells/Bloomberg)

Sede do The New York Times: para os jornais americanos, essa é a fase da Lava Jato "mais dramática" até agora (Scott Eells/Bloomberg)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 4 de março de 2016 às 10h11.

São Paulo - A 24ª fase da operação Lava Jato, que tem entre seus alvos o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silvajá repercute na mídia mundial.

A BBC, no Reino Unido, colocou a notícia em destaque na sua página inicial como “Busca na casa do ex-líder brasileiro Lula". O ex-presidente é descrito como uma "personalidade bem-vista", mas que sua popularidade foi atingida com as investigações recentes de corrupção.

(BBC / Reprodução)

No jornal Clarín, da Argentina, a Lava Jato é mencionada como uma operação que investiga a “megafraude da Petrobras”. No texto, ele relaciona a operação com a acusação de Delcídio Amaral do envolvimento de Lula no esquema de corrupção da Petrobras.

Nos Estados Unidos, a condução coercitiva de Lula para depoimento na PF aparece no The New York TimesBusiness InsiderThe Guardian e na Bloomberg, que destaca o acontecimento como o “mais dramático” até agora na investigação.

Para o Financial Times, essa fase da Lava Jato é "a maior ameaça até agora ao frágil governo da protegida [de Lula], a presidente Dilma Rousseff". Porém o Wall Street Journal esclarece que, apesar disso, não foram feitas acusações contra o ex-presidente.

 

(Bloomberg / Reprodução)

Na Espanha, o El País chama a fase como “um marco” na investigação do caso Petrobras. Para o jornal, os efeitos da operação podem ser "catastróficos para o governo e para Lula, que tinha esperanças de ser candidato novamente à presidência em 2018".

A publicação também destaca a crescente pressão e o cerco contra o ex-presidente, lembrando da festa de aniversário do PT, em que o Lula teria expressado temores de uma quebra de sigilo bancário pela Justiça.

Texto atualizado às 10h08.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPaíses ricosEstados Unidos (EUA)JornaisOperação Lava JatoLuiz Inácio Lula da SilvaThe New York TimesBloombergWall Street Journal

Mais de Brasil

Temer diz que insistiria em telefonar a Trump para tratar de tarifaço de 50%

Lula assina acordos com a Nigéria após tarifaço de Trump e critica 'unilateralismo e protecionismo'

Direita vai se unir no 1º turno e PL terá candidato à Presidência, diz Valdemar Costa Neto

Bolsonaro deve receber visitas antes do julgamento no STF