Brasil

O que é veranico? Entenda o fenômeno que vai aumentar a temperatura no Sudeste do Brasil

Previsão do tempo aponta aumento das temperaturas e baixa umidade em vários estados brasileiros a partir desta quarta-feira, 20

Calor: em pleno inverno, temperaturas no Sudeste devem subir com chegada do fenômeno veranico a partir desta quarta-feira, 20 de agosto de 2025. (Paulo Pinto/Agência Brasil)

Calor: em pleno inverno, temperaturas no Sudeste devem subir com chegada do fenômeno veranico a partir desta quarta-feira, 20 de agosto de 2025. (Paulo Pinto/Agência Brasil)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 20 de agosto de 2025 às 10h51.

Um período de calor fora de época começa a se instalar no Sudeste a partir desta quarta-feira, 20. Conhecido como veranico, o fenômeno acontece mesmo no inverno e deve provocar uma forte elevação das temperaturas na região, após dias marcados por frio e instabilidades.

De acordo com informações da empresa Climatempo, em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o clima segue aberto e o calor tende a ganhar força ao longo do dia. 

No Estado de São Paulo, apesar da possibilidade de pancadas de chuva no litoral e no interior, grande parte do estado terá predomínio de sol e baixa umidade.

O que é o veranico?

O veranico é caracterizado por períodos de mais de quatro dias consecutivos de calor durante o inverno ou outono, com temperaturas mais altas que o normal, tempo seco e pouca precipitação. Esses eventos não são, necessariamente, considerados ondas de calor, mas marcados por temperaturas de 3 °C a 5 °C acima da média para o inverno.

Nesta temporada, o fenômeno deve durar até a próxima segunda-feira, 25.

Veranico começa nesta quarta-feira, 20, e atinge principalmente as regiões Sudeste e Centro-Oeste. (Reprodução/Climatempo)

Mudanças drásticas no clima

O contraste nas temperaturas será sentido principalmente nas capitais e áreas do interior. Enquanto a madrugada ainda registra uma previsão mais amena, as tardes devem ser marcadas por calor intenso e umidade relativa do ar em níveis críticos

Segundo o portal, rajadas de vento de até 50 km/h também podem atingir o interior e o leste paulista. No entanto, em grande parte da região, o predomínio será de tempo seco e temperaturas em rápida ascensão.

Principais temperaturas e condições por região

  • Sudeste:São Paulo: tardes quentes, mas com chance de pancadas de chuva no litoral e no interior; rajadas de até 50 km/h.
    Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo: predomínio de sol, calor em elevação e baixa umidade no interior mineiro.
  • Sul:Rio Grande do Sul: chuva forte e temporais pela manhã.
    Serra Gaúcha e Catarinense: ventos podem ultrapassar 90 km/h.
  • Centro-Oeste:Mato Grosso do Sul: risco de temporais com chuva intensa, ventos e até granizo isolado.
    Mato Grosso: pancadas isoladas de chuva no noroeste e sudoeste, sem acumulados significativos.
    Goiás e Distrito Federal: tempo seco e muito quente, com baixa umidade do ar.
  • Nordeste:Alagoas e Pernambuco: chuvas moderadas 
    Bahia, sul do Piauí e Maranhão: Sol forte e calor predominam com baixa umidade.
  • Norte:Roraima, Amapá e norte do Amazonas: chuva forte
    Pará, Acre, Rondônia e Tocantins: predomínio de sol e altas temperaturas.
Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoSudeste

Mais de Brasil

Temer não vê sucesso em anistia unilateral e chama ataque de Tarcísio a Moraes de 'infelicidade'

'Traidor da Constituição é traidor da Pátria', diz Alckmin em ato pela democracia

Fachin se reúne com Lula para entregar convite de sua posse na presidência do STF

Hugo Motta reúne líderes para tentar dar um desfecho à pressão por anistia