Brasil

O que é proibido levar para o CNU 2025? Saiba o que pode e o que não pode no dia da prova

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) detalham algumas obrigações do candidato no dia da prova e o que é permitido e o que é proibido levar

A lista de obrigatórios é curta, sendo dois itens os mais importante: caneta adequada e documento de identificação (Caiaimage/Sam Edwards/Getty Images)

A lista de obrigatórios é curta, sendo dois itens os mais importante: caneta adequada e documento de identificação (Caiaimage/Sam Edwards/Getty Images)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 4 de outubro de 2025 às 07h00.

Última atualização em 4 de outubro de 2025 às 08h30.

O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025, conhecido como 'Enem dos Concursos', acontece neste domingo, 5, o primeiro dia de provas. Os candidatos vão responder questões objetivas. 

A sistemática do CNU 2 define que para avançar para a segunda fase, marcada para 7 de dezembro, é preciso acertar ao menos 40% das questões para não ser eliminado. No ano passado, as duas provas (objetiva e discursiva).

Para os inscritos do nível superior (blocos 1 a 7), serão 90 questões, sendo 30 sobre conhecimentos gerais, comuns a todos os candidatos, e 60 de conhecimentos específicos, que variam para cada bloco.

Para os candidatos do ensino médio (blocos 8 e 9), a prova terá 68 questões objetivas, de múltipla escolha. Serão 20 questões de Português e Realidade Brasileira, 11 questões de Direito e 13 questões de Matemática comuns aos dois blocos.

Outros candidatos do Bloco 8 (Saúde) responderão 24 questões de Saúde. E os 177.598 candidatos do Bloco 9 (Regulação) responderão 24 questões de Regulação.

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) detalham algumas obrigações do candidato no dia da prova e o que é permitido e o que é proibido levar.

O levar para o CNU?

A lista de obrigatórios é curta, sendo dois itens os mais importante: caneta adequada e documento de identificação. Esse último pode ser RG, CNH, passaporte ou carteiras expedidas por órgãos oficiais — a exigência é que tenha sua foto.

O que os candidatos devem levar:

  • Documento de identidade original com foto;
  • Caneta esferográfica de corpo transparente (tinta azul ou preta);
  • Água em garrafa transparente sem rótulo;
  • Alimentos leves em embalagens transparentes.

O que não pode levar no CNU?

  • Celular, relógio e outros dispositivos eletrônicos;
  • Calculadora e materiais de consulta;
  • Óculos escuros, bonés, chapéus e gorros;
  • Embalagens opacas ou com rótulos;
  • Lápis, lapiseira e corretor líquido.

Os candidatos que levarem algum item proibido precisam informar ao fiscal antes do início da prova. Esses objetos são guardados em embalagem lacrada e só podem ser recuperados após a saída do local.

A tentativa de usar qualquer dispositivo eletrônico durante a prova resulta em eliminação automática.

Lactantes e gestantes têm direito a tempo extra para amamentação. Nesse caso, é necessário apresentar a certidão de nascimento do bebê e estar acompanhada por uma pessoa maior de idade que ficará responsável pela criança durante a prova.

Posso levar o caderno do CNU para casa?

A FGV permite que os candidatos levem o caderno de questões para casa, mas sob uma condição: somente durante a última hora da prova. Os que saírem antes precisam entregar tanto o cartão de respostas quanto o caderno ao fiscal.

Acompanhe tudo sobre:CNUConcursosConcursos públicos

Mais de Brasil

CNU 2025: quantas questões preciso acertar para ser aprovado na prova objetiva?

Anvisa regulamenta produção em escala de antídoto contra intoxicação por metanol

Governo confirma 113 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebida em seis estados

Reúso e lavagem de garrafas com metanol são foco de investigação da Polícia Civil em SP