A lista de obrigatórios é curta, sendo dois itens os mais importante: caneta adequada e documento de identificação (Caiaimage/Sam Edwards/Getty Images)
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 4 de outubro de 2025 às 07h00.
Última atualização em 4 de outubro de 2025 às 08h30.
O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025, conhecido como 'Enem dos Concursos', acontece neste domingo, 5, o primeiro dia de provas. Os candidatos vão responder questões objetivas.
A sistemática do CNU 2 define que para avançar para a segunda fase, marcada para 7 de dezembro, é preciso acertar ao menos 40% das questões para não ser eliminado. No ano passado, as duas provas (objetiva e discursiva).
Para os inscritos do nível superior (blocos 1 a 7), serão 90 questões, sendo 30 sobre conhecimentos gerais, comuns a todos os candidatos, e 60 de conhecimentos específicos, que variam para cada bloco.
Para os candidatos do ensino médio (blocos 8 e 9), a prova terá 68 questões objetivas, de múltipla escolha. Serão 20 questões de Português e Realidade Brasileira, 11 questões de Direito e 13 questões de Matemática comuns aos dois blocos.
Outros candidatos do Bloco 8 (Saúde) responderão 24 questões de Saúde. E os 177.598 candidatos do Bloco 9 (Regulação) responderão 24 questões de Regulação.
O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) detalham algumas obrigações do candidato no dia da prova e o que é permitido e o que é proibido levar.
A lista de obrigatórios é curta, sendo dois itens os mais importante: caneta adequada e documento de identificação. Esse último pode ser RG, CNH, passaporte ou carteiras expedidas por órgãos oficiais — a exigência é que tenha sua foto.
Os candidatos que levarem algum item proibido precisam informar ao fiscal antes do início da prova. Esses objetos são guardados em embalagem lacrada e só podem ser recuperados após a saída do local.
A tentativa de usar qualquer dispositivo eletrônico durante a prova resulta em eliminação automática.
Lactantes e gestantes têm direito a tempo extra para amamentação. Nesse caso, é necessário apresentar a certidão de nascimento do bebê e estar acompanhada por uma pessoa maior de idade que ficará responsável pela criança durante a prova.
A FGV permite que os candidatos levem o caderno de questões para casa, mas sob uma condição: somente durante a última hora da prova. Os que saírem antes precisam entregar tanto o cartão de respostas quanto o caderno ao fiscal.