Eleitores esperam na fila para votar durante o dia das eleições gerais no CIEP Ayrton Senna ao lado da Favela da Rocinha em 2 de outubro de 2022 no Rio de Janeiro, Brasil. (Wagner Meier/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 2 de outubro de 2022 às 16h35.
Última atualização em 2 de outubro de 2022 às 17h04.
Brasileiros esperam até 4 horas para votar neste domingo, 2, em todo o país e no exterior. A demora é resultado do alto volume de eleitores comparecendo às urnas para a votação, que, além de presidente, também abrange deputados estaduais, federais, senadores e governadores.
Entre as localidades que registraram filas estão as cidades de São Paulo, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Outros fatores que prolongam a espera são problemas na validação da biometria e a falta de anotações de eleitores sobre os números de seus candidatos de preferência, fazendo com que os atrasos se acumulem, como aponta o Estadão.
Considerando o horário de Brasília, a apuração começa assim que o horário de votação se encerra, às 17h, de acordo com a previsão divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os números poderão ser acompanhados pela EXAME, na página dedicada às eleições de 2022.
Tanto no primeiro turno quanto no segundo turno, EXAME vai trazer a apuração em tempo real de todos os cargos eletivos que estão em disputa em 2022: presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e senador.
Pelo aplicativo de celular Resultados, disponíveis nas lojas Android e iOS, também será possível acompanhar os resultados. A Justiça Eleitoral também criou uma página na internet especificamente para este fim.