Brasil

O que abre e o que fecha em São Paulo no feriado de réveillon

Os hospitais, prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão o dia todo, ininterruptamente

 (Germano Lüders/Exame)

(Germano Lüders/Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de dezembro de 2017 às 15h49.

Os moradores da cidade de São Paulo que não forem viajar no réveillon devem ficar atentos ao horário de funcionamento de diversos serviços. Alguns deles, a exemplo das agências bancárias, só reabrem na terça-feira, 2, o primeiro dia útil de 2018. Outros terão horários especiais.

Os hospitais, prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão o dia todo, ininterruptamente.

As AMAs 12 horas funcionarão normalmente no dia 1º de janeiro, assim como as AMAs/UBS Integradas, que atendem das 7h às 19h. Já as AMAs Especialidades, UBS Integrais e unidades da Rede Hora Certa fecham no dia 1º, do mesmo modo que os Ambulatórios de Especialidades e UBS.

Os parques administrados pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) terão horários diferenciados de funcionamento. Os 23 parques municipais que tiveram a visitação suspensa por tempo indeterminado por precaução, após primatas apresentarem o vírus da febre amarela, permanecerão fechados.

Já os mercados e sacolões da cidade de São Paulo terão horário de atendimento alterado no período de Ano Novo.

Os ecopontos funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h.

As Unidades Educacionais e os Centros Educacionais Unificados (CEUs) fecham durante o feriado de Ano Novo (31/12 e 1º/01).

As duas unidades do Hospital Veterinário das zonas Norte e Leste não funcionarão nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

O rodízio municipal de veículos estará suspenso para os carros de passeio até o dia 12 de janeiro e será retomado na segunda-feira, 15 de janeiro de 2018. Nesse período, continuam valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

Os postos de venda e atendimento da SPTrans nos terminais de ônibus e também no Expresso Tiradentes irão funcionar normalmente. Já os demais postos de venda e atendimento, incluindo o Posto Central (na Rua XV de Novembro, 268), e os postos de atendimento a idosos e deficientes estarão fechados.

O Poupatempo, Detran e Procon não funcionarão até segunda-feira, 1º, enquanto os Correios fecharão apenas no primeiro dia do ano.

CPTM

Na madrugada da virada do ano, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) manterá a circulação de trens para atender aos usuários que vão participar da festa na avenida Paulista.

As estações das linhas 7-Rubi (Luz- Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes - Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco - Grajaú), 10-Turquesa (Brás - Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz - Estudantes) e 12-Safira (Brás - Calmon Viana) estarão abertas para embarque e desembarque até 1h do dia 1º de janeiro.

Após a 1h, todas as estações continuarão abertas para o desembarque. O embarque somente poderá ser feito por meio de transferência com o Metrô nas estações Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros, Santo Amaro, Palmeiras-Barra Funda e Tamanduateí. Entre 1h e 4h, o intervalo médio entre as composições será de 15 minutos.

Metrô. Quem pretende comemorar a chegada de 2018 no "réveillon da Paulista", o Metrô preparou um esquema especial de operação.

Nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), exceto estação Consolação, e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda) o embarque poderá ser realizado até às 2h. Após esse horário, quem estiver na avenida Paulista, poderá utilizar as estações Paraíso, que integra as linhas 1-Azul e 2-Verde, Trianon/Masp e Brigadeiro, da Linha 2-Verde, e a estação Paulista, da Linha 4- Amarela, para embarcar. As demais estações nessas linhas continuarão em operação, mas somente para desembarque.

Nas linhas 5-Lilás (Capão Redondo - Brooklin) e 4-Amarela (Butantã-Luz), que é operada pela concessionária ViaQuatro, com exceção da estação Paulista que terá funcionamento ininterrupto, todas as demais estações permanecem abertas para embarque e desembarque até 1h.

Após esse horário, as estações ficarão abertas, no entanto, somente para desembarque também. Já na Linha 15-Prata, o horário de operação das estações Oratório e Vila Prudente não será alterado na virada do ano e ambas fecham no horário habitual, à meia-noite, reabrindo às 4h40 do dia 1º.

Quem normalmente utiliza a estação Consolação deve ficar atento às mudanças programadas no último dia do ano. Por questões de segurança, devido a proximidade ao local da festa na Paulista, todos os acessos à esta estação serão fechados às 18 horas do dia 31 e reabrirão somente no dia 1º.

O acesso às plataformas desta estação só será possível a quem embarcar na estação Paulista, da Linha 4-Amarela, e realizar transferência gratuita para a Linha 2-Verde. A medida será informada aos usuários por meio de cartazes, mensagens sonoras nas estações e nos trens e nas redes sociais oficiais do Metrô.

Durante a noite de Réveillon, para garantir a segurança dos usuários, o contingente de funcionários será reforçado nas estações mais próximas ao evento.

Acompanhe tudo sobre:ano-novosao-paulo

Mais de Brasil

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho