Brasil

O que a imprensa internacional diz sobre a condenação de Lula

A imprensa internacional noticiou amplamente a condenação do ex-presidente Lula no TRF4

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento no Rio de Janeiro 16/01/2018 (Ricardo Moraes/Reuters)

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento no Rio de Janeiro 16/01/2018 (Ricardo Moraes/Reuters)

Júlia Lewgoy

Júlia Lewgoy

Publicado em 24 de janeiro de 2018 às 19h58.

Última atualização em 24 de janeiro de 2018 às 20h43.

São Paulo - A imprensa internacional noticiou amplamente a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. "Encerramento da carreira do icônico líder", "vitória para os promotores" e "extraordinária mudança de sorte para Lula" foram alguns dos comentários dos jornais estrangeiros. 

A seguir, confira o que os principais veículos internacionais disseram:

The Washington Post

O jornal americano “The Washington Post” tuitou que a corte brasileira confirmou convicção de corrupção do ex-presidente Lula, “potencialmente encerrando a carreira do icônico líder latino-americano”.

The New York Times

O jornal “The New York Times” disse que a condenação de Lula foi “um grande golpe para os planos do político mais influente do país de concorrer à presidência novamente este ano”.

“A decisão foi uma vitória para os promotores no que pode ser o caso de maiores proporções no confronto entre o Poder Judiciário brasileiro e a elite política. Os promotores têm retratado o Sr. da Silva, que também é acusado em outros seis casos de corrupção, como um elemento fundamental do sistema político endemicamente corrupto do Brasil”,  analisou o jornal. 

Ontem, o jornal publicou um artigo do economista Mark Weisbrot, que dizia que “excluir Lula das eleições seria calamidade”. O texto apontou suposta parcialidade dos juízes envolvidos no caso.

- (NYT/Reprodução)

The Guardian

O jornal britânico de “The Guardian” disse que a a condenação de Lula “complica seus planos para concorrer a um terceiro mandato e marca uma extraordinária mudança de sorte para o líder mais popular da história brasileira moderna”.

“A decisão significa que Lula está legalmente inelegível nas eleições presidenciais de outubro – embora ele ainda tenha uma série de outras opções legais, dependendo do voto do terceiro juiz. Poucos observadores acreditam que o ex-presidente será preso”, diz o jornal inglês.

- (The Guardian/Reprodução)

Al Jazeera

A rede Al Jazeera, do Catar, disse que a condenação de Lula deve “exacerbar as tensões sociais no Brasil, que nos anos anteriores foi abalado por crises política, econômica e institucional”.

A matéria diz que o julgamento em Porto Alegre foi acompanhado de protestos contrários e a favor do ex-presidente. “Milhares de apoiadores de Lula da Silva se reuniram com cartazes com o slogan ‘Eleição sem Lula é fraude’. Em outros lugares de Porto Alegre, multidões opositoras se reuniram para comemorar a condenação”, descreve. 

- (Al Jazeera/Reprodução)

El País

O jornal espanhol “El País” afirma que a condenação de Lula “compromete as aspirações do político de esquerda para um novo mandato nas eleições presidenciais de outubro”, já que a sentença significa que ele será declarado inelegível.

No entanto, o jornal lembra que Lula “pode recorrer para adiar a execução e ganhar tempo numa tentativa de chegar em eleições em que todas as pesquisas o colocam como o grande favorito”.

- (El País/Reprodução)

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoCrise políticaJustiçaLuiz Inácio Lula da SilvaOperação Lava JatoPorto AlegrePT – Partido dos TrabalhadoresSergio MoroTRF4

Mais de Brasil

Bolsonaro nega participação em trama golpista e admite possibilidade de ser preso a qualquer momento

Haddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semana

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos