Brasil

MELHORES E MAIORES 50 anos: o euro começa a circular na Europa em 1999

Moeda única da comunidade europeia entra em circulação nos países membros; o mundo aguarda o “bug do milênio”, a promessa do caos que não se concretizou

Embraer: empresa aeronáutica foi criada pelo governo federal, em 1970 (Roosevelt Cassio/Reuters)

Embraer: empresa aeronáutica foi criada pelo governo federal, em 1970 (Roosevelt Cassio/Reuters)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 31 de julho de 2023 às 13h21.

Última atualização em 15 de agosto de 2023 às 15h35.

O sistema financeiro mundial conheceu uma grande novidade em 1999: o euro, a moeda única que começou a circular entre os países membros da comunidade europeia, em janeiro daquele ano, e passou a disputar com o dólar o posto de moeda mais cara e cobiçada no mundo. No Brasil, começava o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso e todas as nações viviam a expectativa do “bug do milênio”: uma suposta pane que atingiria os computadores em todo o planeta e que provocaria o caos mundial na virada do milênio.

Sistemas financeiros, empresas de energia, cadastros, arquivos, enfim, todo o mundo informatizado estaria comprometido com o tal bug, que tempos depois se tornaria uma lenda urbana, pois jamais ocorreu qualquer tipo de problema após o réveillon. O planeta continuou a girar e as máquinas e computadores permaneceram em funcionamento sem qualquer tipo de alteração.

A Embraer foi a grande vencedora do MELHORES E MAIORES de 1999. A empresa aeronáutica foi criada pelo governo federal, em 1970 para a fabricação do modelo Bandeirante e, desde então, tornou-se referência nacional e internacional no setor de fabricantes de aviões, ao lado de gigantes como a Airbus, Bombardier e Boeing. Após um período de turbulências financeiras que começaram nos anos 90, a empresa foi privatizada em 1994.

Começou então uma nova fase para a Embraer, que passou a fabricar bimotores a jato. O ERJ-145, com capacidade de até 50 passageiros e que levantou voo pela primeira vez em 1995 e fez um sucesso tão grande no mercado de aviação internacional, que demandava aeronaves menores para voos regionais, que incentivou a criação de outros modelos semelhantes na Embraer. O sucesso da família ERJ (Embraer Regional Jets) deu novo impulso à companhia, que novamente passou a voar em céu de brigadeiro nos anos seguintes.

O cinema brasileiro também brilhou naquele ano com “Central do Brasil”, vencedor do Globo de Ouro na categoria melhor filme estrangeiro. A atriz Fernanda Montenegro, protagonista do filme, foi indicada ao Oscar, mas não venceu.

Enquanto nos Estados Unidos o presidente Bill Clinton era absolvido de um processo de impeachment aberto após um escândalo sexual envolvendo uma estagiária da Casa Branca, na Rússia um desconhecido ex-agente da KGB, a temida polícia secreta soviética, assumia como primeiro-ministro do país: Vladimir Putin.

Acompanhe tudo sobre:Melhores e Maiores

Mais de Brasil

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”