Brasil

O carnavalesco Joãosinho Trinta morre aos 78 anos

O carnavalesco Joãosinho Trinta, que ajudou a modernizar o carnaval carioca, morreu hoje em São Luís, no Maranhão

Joãosinho Trinta ficou conhecido por incluir grandes carros alegóricos nos desfiles de Carnaval (Alan Betensley/Wikimedia Commons)

Joãosinho Trinta ficou conhecido por incluir grandes carros alegóricos nos desfiles de Carnaval (Alan Betensley/Wikimedia Commons)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 17 de dezembro de 2011 às 11h34.

São Paulo — O carnavalesco Joãosinho Trinta, morreu na manhã de sábado aos 78 anos. Ele estava internado desde o dia 3, em São Luís, no Maranhão, cidade onde nasceu.

Joãosinho é considerado um dos responsáveis pela modernização do Carnaval carioca. Ele se mudou para o Rio de Janeiro em 1951, aos 18 anos. Foi várias vezes campeão do desfile de escolas de samba da cidade, primeiro atuando no Salgueiro e depois na Beija Flor. Colaborou, também, com as escolas Viradouro, Rocinha, Grande Rio e Vila Isabel.

Joãosinho ficou conhecido pela frase “Pobre não gosta de pobreza. Gosta de luxo”. Em 2006, aos 73 anos de idade, o carnavalesco sofreu dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Depois disso, mudou-se para Brasília, cidade que o acolheu com o título de cidadão honorário. Foi candidato a deputado distrital, mas não conseguiu se eleger.

Acompanhe tudo sobre:Carnavalcidades-brasileirasDoençasDoenças circulatóriasMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP