Brasil

MELHORES E MAIORES 50 anos: o ano 2000 chegou, sem carros voadores

As pessoas imaginavam uma série de invenções que não ocorreram no ano 2000, mas a ciência trouxe algo muito importante: o mapeamento do genoma humano

Grupo Votorantim: considerado um dos principais grupos empresariais do país, a holding fundada pela família Ermírio de Moraes (Leonardo Rodrigues/Votorantim Cimentos/Divulgação)

Grupo Votorantim: considerado um dos principais grupos empresariais do país, a holding fundada pela família Ermírio de Moraes (Leonardo Rodrigues/Votorantim Cimentos/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 31 de julho de 2023 às 13h21.

Última atualização em 15 de agosto de 2023 às 15h35.

O ano 2000 povoou a mente das pessoas que viveram durante todo o século 20. Filmes e livros de ficção científica, em especial os que foram lançados nas primeiras décadas, retratavam um mundo no final do século repleto de parafernálias tecnológicas, robôs autômatos e até carros voadores. Muitas invenções não se concretizaram e ficaram na imaginação dos ficcionistas, mas o ano 2000 trouxe uma série de inovações muito importantes para a humanidade.

O grande destaque foi no campo da ciência. Em abril, o geneticista estadunidense Craig Venter anunciou que 99% do sequenciamento do genoma humano havia sido decodificado. Como o genoma é o material genético de uma espécie, no caso a humana, ele contém todas as informações hereditárias humanas.

Ao conseguir mapear o genoma, os cientistas abriram uma janela importante para uma série de descobertas, como, por exemplo, as causas e, possivelmente, a cura de doenças raras. Foi uma descoberta tão importante que o então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, declarou: “Hoje estamos aprendendo o idioma com o qual Deus criou a vida”.

Na outra ponta, o papa João Paulo II deu um passo histórico para a Igreja Católica ao pedir perdão, em nome do Vaticano, por questões históricas envolvendo a Igreja, como o período da Inquisição, as Cruzadas e as hostilizações aos judeus. Em todos esses episódios, os católicos foram associados a perseguições religiosas, guerras e hostilizações de todo tipo, inclusive confiscos de bens.

O ano 2000 também foi importante para a História do Brasil. Foi comemorada os 500 anos da chegada dos portugueses ao litoral da Bahia. Apesar do brilho da data, as comemorações oficiais foram tímidas e tiveram alguns percalços, como os diversos problemas técnicos ocorridos com uma réplica da caravela de Pedro Álvares Cabral, que acabou sendo retirada das comemorações.

Em um ano tão marcante, o Grupo Votorantim foi o campeão do prêmio MELHORES E MAIORES. Considerado um dos principais grupos empresariais do país, a holding fundada pela família Ermírio de Moraes há mais de um século conta com um robusto portfólio composto de companhias em diversos setores de atuação – material de construção, financeiro, alumínio, energia renovável, mineração e metalurgia, suco de laranja, infraestrutura, aços longos, imobiliário e investimentos.

Acompanhe tudo sobre:Melhores e Maiores

Mais de Brasil

Gilmar Mendes retira discussão sobre mineração em terras indígenas de conciliação do marco temporal

Governo quer aumentar pena máxima de 4 para 6 anos de prisão a quem recebe ou vende celular roubado

Alexandre de Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro sobre fraude em cartão de vacina

PEC da Segurança será enviada ao Congresso nas próximas semanas, diz Sarrubbo