Brasil

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, foi preso nesta manhã pela PF

Carlos Arthur Nuzman (Toru Hanai/Reuters)

Carlos Arthur Nuzman (Toru Hanai/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2017 às 06h56.

Última atualização em 5 de outubro de 2017 às 07h31.

Nuzman preso

Agentes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal prenderam na manhã desta quinta-feira Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016, no Rio de Janeiro. Os agentes também prenderam Leonardo Gryner, diretor-geral de operações dda Rio 2016. Nuzman, presidente do COB há 22 anos, é suspeito de participar da compra de votos de integrantes do Comitê Olímpíco Internacional para a escolha do Rio como sede dos Jogos de 2016. Ele foi preso em casa, no Leblon. As prisões são parte da Operação Unfair Play, um desdobramento da Lava-Jato no Rio.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

“Golpe”, segundo Temer

O advogado do presidente Michel Temer (PMDB), Eduardo Carnelós, entregou na tarde desta quarta-feira à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados as 89 páginas da defesa do peemedebista na denúncia em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) o acusa dos crimes de organização criminosa e obstrução à Justiça. Carnelós classificou acusação do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot contra o presidente como “inepta”, “farsa”, “tramoia” e afirma que ela foi “forjada em narrativa confusa e inverossímil”. Para o defensor do peemedebista, a denúncia está baseada “única e exclusivamente” em delações premiadas de delatores “que se revelaram malfeitores confessos” e em “documentos que não trazem nem sequer indício” da participação de Michel Temer em crimes. Carnelós encerra o comunicado falando em tentativa de “golpe” contra Michel Temer.

Cesare Battisti é detido pela PF

O italiano Cesare Battisti foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quarta-feira na cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, enquanto estaria tentando atravessar a fronteira do Brasil com a Bolívia. Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos de sua autoria cometidos nos anos 1970, quando era membro do Partido Proletários Armados para o Comunismo, grupo ligado à extrema esquerda. Em 2004, o italiano fugiu de seu país e, três anos depois, foi preso no Brasil. Na ocasião, a Itália pediu a sua extradição, e em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou sua extradição, na época negada pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Agora, a Itália voltou a pedir a extradição e informações dão conta que dois ministros de Temer, Torquato Jardim (Justiça) e Aloysio Nunes (Relações Internacionais) haviam aprovado a questão. Com informações de que poderia ser extraditado, Battisti resolveu ir para a Bolívia.

Temer promete nova contribuição sindical em 15 dias

O presidente Michel Temer recebeu ontem representantes da Força Sindical para discutir a criação de uma fonte de financiamento para as entidades sindicais. A nova contribuição substituirá o imposto sindical, que será extinto a partir de novembro, quando entra em vigor a reforma trabalhista. Segundo o secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves, o Juruna, o presidente disse que a regulamentação da cobrança sairá em 15 dias. “Ele [Temer] afirmou que enviará um projeto de lei ao Congresso detalhando a contribuição.” Na reunião, a Força Sindical apresentou a proposta de criação da contribuição de negociação coletiva, que seria cobrada de todos os trabalhadores daquela categoria profissional, independentemente de serem sindicalizados ou não. O porcentual de desconto salarial será estabelecido em assembleia, que deverá contar com pelo menos 10% dos trabalhadores daquela empresa. Para facilitar a participação do funcionário, as entidades deverão realizar assembleias nos locais de trabalho, não apenas nos sindicatos.

Se prenderem o Lula, será pior, diz Doria

A eventual prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em plena corrida eleitoral seria um “erro histórico”, uma vez que incendiaria o país, declarou nesta quarta-feira o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). “Mesmo que Lula não seja candidato, ele vai ter um preposto e serão dois a fazer campanha”, disse o tucano, em almoço com empresários franceses e brasileiros na capital paulista. “Se prenderem o Lula, pior ainda, porque ele vai se vitimizar e aí incendeia o país.” O ex-presidente foi condenado a nove anos e meio de prisão pelo juiz Sergio Moro no processo envolvendo a posse de um triplex no Guarujá, que seria de Lula e fruto de propina da OAS decorrente de contratos na Petrobras. O petista nega a acusação e recorre ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) – se for condenado em segunda instância, ele pode ser preso e ficar inelegível.

Devolução do BNDES improvável

O presidente do banco de fomento BNDES, Paulo Rabello de Castro, disse que a antecipação da devolução de 130 bilhões de reais requeridos pelo governo em 2018 é improvável. “Não tenho o condão de determinar se uma coisa ocorre ou deixa de ocorrer, mas estou chamando a atenção que uma devolução para 2018 é materialmente muito improvável. Esse recurso não vai estar lá, a não ser que a gente raspasse o fundo do tacho”, afirmou. Segundo ele, o banco carrega recursos de terceiros, como o Fundo Amazônia e os depósitos especiais do PIS/Pasep e por isso não seria possível olhar para o caixa do banco como se estivesse disponível.

Previc decreta intervenção no Postalis

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), vinculada ao Ministério da Fazenda, decretou intervenção no Postalis, o fundo de pensão dos funcionários dos Correios. A intervenção durará 180 dias e tem como objetivo examinar a situação do fundo. O fundo vem sofrendo com efeitos de ingerência política e má gestão. Em abril, o Tribunal de Contas da União determinou a indisponibilidade de bens de ex-gestores da Postalis por “investimentos negligentes e em desacordo com o regulamento de investimentos do próprio fundo”, que causaram um prejuízo de 1 bilhão de reais.

Argentina, Paraguai e Uruguai em 2030?

Argentina, Uruguai e Paraguai lançaram formalmente a candidatura conjunta dos três países para sediar a Copa do Mundo de 2030. Os presidentes dos três países entregaram a proposta oficialmente a Gianni Infantino, presidente da Fifa, que visitou Buenos Aires nesta quarta-feira. A proposta inicial era que Argentina e Uruguai pleiteassem o torneio de 2030 para celebrar os 100 anos da Copa, mas a Conmebol, a confederação sul-americana de futebol, com sede em Assunção, fez pressão pela inclusão do Paraguai na disputa. A ideia é que a Argentina tenha oito sedes e receba a abertura e a final do torneio, além de duas sedes no Uruguai e duas no Paraguai.

Autor de ataque comprou 33 armas

O Gabinete de Álcool, Tabaco e Armas dos Estados Unidos afirmou, nesta quarta-feira, que o autor do ataque em Las Vegas comprou 33 armas entre o ano passado e semana passada. Segundo anúncio do porta-voz do gabinete, a maior parte das armas adquiridas por Stephen Paddock eram rifles, as mesmas usadas no ataque de domingo, que deixou 58 mortos e mais de 500 feridos. Marilou Danley, ex-namorada de Stephen, deve depor também nesta-quarta feira. Ela estava nas Filipinas, e chegou ontem à tarde nos Estados Unidos. O presidente dos Estados Unidos viajou hoje para Las Vegas, para prestar homenagens às vítimas do ataque e visitar os sobreviventes internados em hospitais.

Comissão Europeia multa Amazon

A Amazon foi multada, nesta quarta-feira, em 250 milhões de euros. A empresa foi acusada de negociar com taxas injustas, além de negociar benefícios com países da União Europeia. A decisão foi tomada durante uma reunião da Comissão Europeia, que acusou a empresa de comércio eletrônico de ter negociado benefícios com o governo de Luxemburgo, e por isso deixou de pagar imposto sobre quase 75% do lucro obtido. A Comissão Europeia vem investigando empresas tecnológicas que demonstraram ações pouco competitivas no continente. No ano passado, a Comissão multou a Apple, que deve pagar ao governo da Irlanda o valor de 13 bilhões de euros. Como o pagamento ainda não foi feito, a Comissão decidiu levar a Irlanda ao Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE).

Maduro renegocia dívidas com Rússia

As dívidas que a Venezuela tem com a Rússia serão renegociadas, segundo o presidente venezuelano Nicolás Maduro. Em um evento sobre energia na capital russa, Maduro afirmou ainda que todos os acordos serão cumpridos. Rosneft, a maior produtora petrolífera da Rússia está comprando ações e produtos do país, ao mesmo tempo em que empresta dinheiro para o governo venezuelano. A empresa afirmou que já realizou pré-pagamentos no valor de 6 bilhões de dólares para a Venezuela. Além do pré-pagamento, a Rússia também fornece trigo ao país sul-americano. Segundo o governo russo, o alimento é um auxílio contra a falta de alimentos na Venezuela.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana

Moraes deve encaminhar esta semana o relatório sobre tentativa de golpe à PGR