Brasil

Nunes tem 23% e Boulos, 22%, em SP, aponta pesquisa Datafolha

Na terceira posição, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) e o influenciador Pablo Marçal (PRTB) estão empatados, ambos com 14%

 (Leandro Paiva/Flickr/Leandro Fonseca/Exame)

(Leandro Paiva/Flickr/Leandro Fonseca/Exame)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 8 de agosto de 2024 às 17h09.

Última atualização em 8 de agosto de 2024 às 17h38.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

O atual prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), tem 23% das intenções de voto para a prefeitura da cidade, contra 22% do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 8.

Na terceira posição, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) e o influenciador Pablo Marçal (PRTB) estão empatados, ambos com 14%. Na sequência, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) tem 7%, e Marina Helana (Novo) aparece com 4%. João Pimenta (PCO) tem 2%, e Altino (PSTU) tem 1%. Cerca de 11% dizem que votarão em branco ou nulo e 3% não responderam.

Na comparação com o levantamento divulgado no início de julho, Nunes, Boulos e Tabata mantiveram estabilidade. Marçal avançou três pontos percentuais e Datena cresceu quatro pontos percentuais. Esta é a primeira pesquisa após a desistência do deputado Kim Kataguiri (União), que deixou a disputa por falta de apoio de seu partido, que decidiu fazer parte da coligação de Nunes.

Pesquisa Datafolha em SP:

  • Ricardo Nunes (MDB): 23%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 22%
  • Pablo Marçal (PRTB): 14%
  • José Luiz Datena (PSDB): 14%
  • Tabata Amaral (PSB): 7%
  • Marina Helena (Novo): 4%
  • Ricardo Senese (UP): 0%
  • João Jorge Pimenta (PCO): 2%
  • Altino Prazeres (PSTU): 1%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 11%
  • Não sabem: 3%

Cenário sem Datena

O instituto testou um cenário de primeiro turno sem Datena. Nessa simulação, Nunes sobe para 26%, Boulos fica com 24%, seguido por Pablo Marçal com 14% e Tabata Amaral com 9%. Marina Helena chega a 5% nesse cenário. A pesquisa aponta que o maior beneficiário da saída do apresentador da corrida seria Nunes, seguido por Tabata, Boulos e Marçal.

Mais pobres e adultos preferem Nunes, formados e alta renda apoiam Boulos

No recorde demográfico, o Datafolha mostra que Nunes lidera entre os mais velhos, os menos escolarizados e os mais pobres. Boulos, por sua vez, tem um eleitor com curso superior e com renda acima de cinco salários mínimos.

Marçaç, por sua vez, tem o melhro desempenho entre os jovens entre 16 a 24 anos, com 25%, contra 19% de Boulos e 12% de Nunes. Datena tem um eleitora homogêneo, segundo a pesquisa.

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor escolhe um candidato sem ver uma lista de nomes, Boulos lidera com 14%. Nunes aparece com 10%, seguiro por Marçal com 6%, Datena, com 3%, e Tabata, com 2%.

A pesquisa foi registrada no TSE como SP-03279/2024 e realizou 1.092 entrevistas entre os dias 6 e 7 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais par amais ou para menos.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP