Brasil

Nunes aparece numericamente à frente de Boulos, mas dentro da margem de erro, diz Paraná Pesquisas

A pesquisa mostra pela primeira vez o atual chefe do Executivo municipal à frente numericamente de seu principal adversário, o deputado federal Guilherme Boulos

Pesquisa para prefeito: Nunes aparece numericamente à frente com queda da intenção de voto de Boulos (Governo de SP/Câmara dos Deputados/Reprodução)

Pesquisa para prefeito: Nunes aparece numericamente à frente com queda da intenção de voto de Boulos (Governo de SP/Câmara dos Deputados/Reprodução)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 19 de março de 2024 às 14h23.

Última atualização em 19 de março de 2024 às 14h59.

O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o deputado federal, Guilherme Boulos (PSOL), estão tecnicamente empatados na corrida eleitoral em São Paulo, segundo a Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira, 19.

A pesquisa mostra pela primeira vez o atual chefe do Executivo municipal à frente numericamente do seu principal adversário, com 32% das intenções de votos, enquanto Boulos tem 30,1%. O resultado acontece pela queda do percentual de intenção do deputado. Na comparação com o levantamento de fevereiro, deputado tinha 33% e Nunes apareceu com 32%. 

Na terceira posição aparece a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 9,6%. Na sequência, Marina Helena (Novo) com 5,9%, Kim Kataguiri (União Brasil), 5,7% e Altino (PSTU) com 1%, completam a simulação. Cerca de 6,1% não sabem ou não responderam e 9,6% falaram que vão votar em branco ou nulo.

Cenário sem Kim Kataguiri

No segundo cenário estimulado, o instituto de pesquisa retirou o deputado federal Kim Kataguiri do levantamento. O União Brasil, partido do deputado, negocia apoiar o atual prefeito e não ter um candidato próprio.

Nessa simulação, Nunes avança para 34,3% das intenções de voto e Boulos mantém o 30,6%. Tabata Amaral sobe para 10,5%, enquanto Marina Helena tem 6,3%. Altino, último colocado, aparece com 1,3%. O número de eleitores que planejam votar branco ou nulo chega a 10,3%, enquanto os que não sabem são 6,7%.

Cenário espontâneo mostra eleitorado indeciso

No cenário espontâneo, onde o instituto não apresenta os nomes dos candidatos, 70% dos entrevistados afirmaram que não sabem em quem vai votar nas eleições deste ano. Cerca de 7% afirmam que vão votar nulo ou branco.

Entre os candidatos, Nunes aparece com 10,7% das intenções de voto, e Boulos tem 9%. Tabata aparece com 1,2%, Kim Kataguiri, 0,7%, Fernando Haddad, 0,2%, e Marina Helena com 0,2%.

O Paraná Pesquisas ouviu 1,35 mil eleitores paulistanos entre os dias 13 e 18 de março. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-05177/2024.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024Guilherme BoulosRicardo NunesTabata Amaral

Mais de Brasil

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia

Nunes pede na Justiça multa de R$ 1 milhão por dia para 99 por serviço de moto em SP