Brasil

Número de turistas triplica no carnaval de rua de SP

Nas ruas da capital paulista, a expectativa era de que o público aumentasse em 30%, mas neste ano o crescimento chegou a 203%

Carnaval: os paulistanos também hospedaram mais parentes e amigos em suas casas para curtir o Carnaval (Foto/Reuters)

Carnaval: os paulistanos também hospedaram mais parentes e amigos em suas casas para curtir o Carnaval (Foto/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 1 de março de 2017 às 12h12.

Última atualização em 1 de março de 2017 às 12h13.

O crescimento do Carnaval superou as expectativas da São Paulo Turismo (SPTuris). O aumento no número de turistas no Sambódromo do Anhembi foi 167% (passando de 7 para 20% do público) e no Carnaval de Rua já marca 203% (indo de 3% para quase 10% dos foliões). A estimativa de aumento inicial girava em torno de 30%.

O levantamento foi feito pelo Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris. No Sambódromo foram entrevistadas mais de 1,1 mil pessoas nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Nas ruas da cidade, as entrevistas foram feitas com mais de 900 pessoas, mas o levantamento segue até o dia 5 de março, quando termina os desfiles de blocos.

Para ambas as pesquisas, o nível de confiança é 95% e a margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os paulistanos também hospedaram mais parentes e amigos em suas casas para curtir o Carnaval: o crescimento foi 890% entre os que estiveram no Sambódromo e 388% entre os foliões dos blocos.

Os turistas estrangeiros representaram cerca de 1% do público de outros países, o mesmo de 2016.

E os turistas também deixaram mais dinheiro na cidade. Com permanência de três dias, o gasto médio em 2016 foi R$ 617. Em 2017 o turista gastou R$ 957 em três dias. O aumento foi 55,1% em relação ao Carnaval do ano passado.

Em 2016, apenas 2% dos entrevistados que estavam no Sambódromo disseram que iriam a outros eventos. Na pesquisa deste ano, 57% dos entrevistados falaram que curtiriam o Carnaval além do Sambódromo. Desses, 33% afirmaram que iriam para os blocos de rua.

No Carnaval de Rua, as parciais mostram que 77,6% das pessoas disseram que a organização melhorou, ou melhorou muito. No Sambódromo, a organização foi considerada melhor em relação ao ano anterior por 76,2% dos entrevistados.

Acompanhe tudo sobre:Carnavalsao-paulo

Mais de Brasil

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas