Brasil

Número de turistas estrangeiros no Brasil cresce quase 8% em 2010

Argentinos lideram a lista de pessoas que visitam o país

Atrás de São Paulo, o Rio é a segunda principal porta de entrada de turistas estrangeiros (Divulgação)

Atrás de São Paulo, o Rio é a segunda principal porta de entrada de turistas estrangeiros (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2011 às 13h19.

São Paulo – O número de turistas estrangeiros que vieram ao Brasil no ano passado cresceu 7,48% em relação a 2009, totalizando 5,16 milhões de pessoas. Desse total, 27% são turistas de negócios.

Segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo nesta sexta-feira (15), os países da América do Sul foram os que mais contribuíram para esse resultado. A Argentina continua sendo o principal emissor internacional, com 1,4 milhão de pessoas (alta de 16,6% em relação a 2009). O Uruguai passou da 6ª para 4 ª posição e o Chile, da 11ª para a 6ª colocação.

Apesar do real valorizado frente ao dólar, o que torna a viagem dos americanos mais cara, o número de turistas vindos daquele país cresceu 6,25%, num total de 641,3 mil pessoas.

Por causa do turismo de negócios, a cidade de São Paulo continua sendo a principal porta de entrada no Brasil, com dois milhões de chegadas em 2010. O Rio de Janeiro, famoso internacionalmente pelo turismo de lazer, ocupa o segundo lugar, com 983 mil. O ranking segue com o Paraná (725 mil) e Rio Grande do Sul (654 mil), cujo acesso predominante é por via terrestre, devido à proximidade com os países do Mercosul.

A reportagem de EXAME.com solicitou ao Ministério do Turismo mais detalhes sobre o fluxo de turistas estrangeiros ao Brasil.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinacidades-brasileirasDados de BrasilMetrópoles globaisRio de JaneiroSão Paulo capitalTurismo

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular