Brasil

Número de mortos em acidentes de trânsito sobe 24% em 8 anos

O Brasil é o quinto país com mais vítimas no trânsito, atrás apenas de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.

O estudo cita como causas do crescimento das mortes tanto o consumo de álcool como o aumento do número de motocicletas
 (Fernando Moraes/Veja São Paulo)

O estudo cita como causas do crescimento das mortes tanto o consumo de álcool como o aumento do número de motocicletas (Fernando Moraes/Veja São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2011 às 13h00.

Rio de Janeiro - O número de mortos em acidentes de trânsito no Brasil subiu 24% nos últimos oito anos, de 32.753 registrados em 2002 para 40.160 em 2010, segundo um estudo divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde.

'Os números revelam que o país vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito', afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no comunicado.

De acordo com o ministro, o Brasil é o quinto país com mais vítimas no trânsito, atrás apenas de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.

O estudo cita como causas do crescimento das mortes tanto o consumo de álcool como o aumento do número de motocicletas.

O relatório foi divulgado um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar um crime dirigir alcoolizado, mesmo que nenhum crime seja provocado.

'Este é um grande avanço e certamente vai contribuir para a redução das tristes estatísticas no trânsito', segundo Padilha.

Um quarto das mortes em acidentes no ano passado envolveu uma moto. Enquanto o número de vítimas por acidentes aumentou em 24% em oito anos, o provocado por motos triplicou no mesmo período, passando de 3.744 em 2002 para 10.143 em 2010.

Além do elevado número de mortes, os acidentes do ano passado provocaram o registro de 145 mil feridos em hospitais do sistema público, o que custou R$ 190 milhões ao Estado. O número de hospitalizações em 2010 por acidentes foi 15% maior que em 2009. EFE

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-transitoAmérica LatinaDados de Brasilmobilidade-urbanaSaúdeTrânsito

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso