Brasil

Número de casamentos entre homossexuais aumenta 78% em SP

No mês de março, quando ocorreu a regulamentação, foram realizados 41 matrimônios homoafetivos


	Casamento gay: antes da regulamentação, o casamento entre homossexuais deveria ter autorização de um juiz de primeira instância.
 (REUTERS/Cliff Despeaux/Reuters)

Casamento gay: antes da regulamentação, o casamento entre homossexuais deveria ter autorização de um juiz de primeira instância. (REUTERS/Cliff Despeaux/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2013 às 16h37.

São Paulo – Três meses após a regulamentação do matrimônio homoafetivo, aprovada pela Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo, o número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo aumentou 78% na cidade de São Paulo.

O levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo informa que foram realizados 171 casamentos desde que passou a vigorar a norma, que autoriza os cartórios a celebrarem os matrimônios, sem a necessidade de autorização judicial.

No mês de março, quando ocorreu a regulamentação, foram realizados 41 matrimônios homoafetivos. Em abril, o número chegou a 57. Em maio foram 73 casamentos. Nos meses de janeiro e fevereiro, antes da norma, a média de uniões formais era 11 na cidade de São Paulo.

Antes da regulamentação, o casamento entre homossexuais deveria ter autorização de um juiz de primeira instância. Caso o pedido fosse negado, o casal poderia recorrer à Segunda Instância do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e ter seu pedido atendido.

Na capital paulista, o cartório que mais realizou casamentos homoafetivos nos últimos três meses foi o 21° Subdistrito, localizado no bairro da Saúde, com 10 celebrações, seguido pelas unidades de Cerqueira César (9), Santa Cecília (8), Bela Vista (7), Tucuruvi (também 7), e Itaquera (6).

Acompanhe tudo sobre:Casamentocidades-brasileirasGaysLGBTMetrópoles globaisPreconceitosSão Paulo capital

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU