Brasil

Novo túnel será inaugurado domingo no Rio de Janeiro

Será inaugurado no domingo o Túnel Rio 450, em cerimônia com a presença da presidente Dilma Rousseff

O prefeito Eduardo Paes (C) fez nesta quinta-feira a última vistoria do túnel Rio 450 antes de sua inauguração (Cassiano Ricardo/PMRJ/Fotos Públicas)

O prefeito Eduardo Paes (C) fez nesta quinta-feira a última vistoria do túnel Rio 450 antes de sua inauguração (Cassiano Ricardo/PMRJ/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2015 às 18h51.

Rio de Janeiro - Será inaugurado no domingo, quando o Rio completará 450 anos, o Túnel Rio 450, em cerimônia com a presença da presidente Dilma Rousseff.

O prefeito Eduardo Paes (PMDB) vistoriou nesta quinta-feira a obra. Ele disse que o túnel é um "retorno" à população depois dos transtornos no trânsito causados pelo conjunto de obras do projeto Porto Maravilha, revitalização da região portuária.

"A gente começa a ter um pouco de retorno para o sacrifício que a temos imposto aos cariocas. Tem sido um período difícil de mobilidade. A cara dos 450 anos é que a gente não quer que a cidade continue fugindo dos seus problemas. E a revitalização do porto é o enfrentamento de um dos problemas da cidade", afirmou.

O túnel começou a ser construído em outubro de 2012, com 1,4 km de extensão e capacidade para a passagem de 55 mil carros por dia. Ligará a rua Primeira de Março, na região da praça Mauá, à Via Binário, na altura da Gamboa.

O túnel é o primeiro da cidade abaixo do nível do mar, chegando a 40 m de profundidade em alguns trechos. Deverá reduzir em 50% o tempo de deslocamento para quem deixa o centro em direção à zona norte, informou a Secretaria de Transportes.

Com o novo túnel, haverá mudanças no tráfego no centro a partir de domingo, incluindo a interdição total da avenida Rodrigues Alves, na região Portuária, e a mudança de sentido em diversos trechos de ruas. O prefeito prevê que a segunda-feira será "um dia mais complexo".

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilMDB – Movimento Democrático BrasileiroRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisPrefeitosEduardo Paes

Mais de Brasil

Julgamento do recurso de Bolsonaro no STF termina nesta sexta

Leilão da Ferrogrão acontecerá no 1º semestre de 2026, diz presidente da ANTT

Alerta do TCU sobre estatais e rombo nos Correios viram arma para oposição

Explosão provoca destruição em imóveis e deixa feridos na Zona Leste de SP