Brasil

Novo titular do Planejamento já comandou INSS e CGU

O ministro Valdir Simão, que comandará o Ministério do Planejamento, leva a experiência de servidor público por quase três décadas

O novo ministro do Planejamento, Valdir Simão (E), com o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa (Wilson Dias/Agência Brasil/Fotos Públicas)

O novo ministro do Planejamento, Valdir Simão (E), com o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa (Wilson Dias/Agência Brasil/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2015 às 19h02.

São Paulo - O ministro Valdir Simão, que deixa a Controladoria-Geral da União para comandar o Ministério do Planejamento, leva para a equipe econômica a experiência de servidor público por quase três décadas, com passagem por vários órgãos governamentais.

De perfil técnico, Simão é servidor de carreira da Receita Federal há 27 anos.

Em sua carreira esteve à frente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), foi secretário-adjunto da Receita, secretário da Fazenda do Distrito Federal e secretário-executivo do Ministério do Turismo e da Casa Civil.

Chegou à Casa Civil em 2014, subordinado ao então chefe da pasta, Aloizio Mercadante, como escolha pessoal da presidente Dilma Rousseff. Meses depois, com o início do segundo mandato da petista, substituiu Jorge Hage no comando da CGU.

Advogado de 55 anos, Simão tem especializações em Gestão de Arrecadação da Seguridade Social, Direito Empresarial e em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social. Casado e pai de duas filhas, Simão também ocupou o cargo de assessor especial do gabinete pessoal de Dilma e agora chega à equipe econômica, substituindo Nelson Barbosa, que deixa a pasta do Planejamento para assumir o Ministério da Fazenda, em meio a uma forte retração econômica e desajuste fiscal.

Acompanhe tudo sobre:Ministério do PlanejamentoCGU

Mais de Brasil

Laudo aponta que baixa temperatura causou explosão em fábrica da Enaex no Paraná

Lula se prepara para viajar aos EUA após rebater Trump sobre condenação de Bolsonaro

CPI do INSS: suspeito de liderar fraudes em descontos será ouvido nesta segunda-feira, 15

Queimadas em São Paulo: Defesa Civil prevê 'semana crítica'