Brasil

Novo metrô na Faria Lima: projeto será debatido em audiências públicas em janeiro

Ramal em projeto ligará a Lapa a Santo André, passando por Vila Madalena, Pinheiros, Itaim, Moema e São Bernardo

Trânsito travado em cruzamento das avenidas Faria Lima e Juscelino Kubitscheck, em 2017 (Redes Sociais/Reprodução)

Trânsito travado em cruzamento das avenidas Faria Lima e Juscelino Kubitscheck, em 2017 (Redes Sociais/Reprodução)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 10 de janeiro de 2024 às 16h56.

Última atualização em 11 de janeiro de 2024 às 00h09.

O Metrô de São Paulo planeja construir uma nova linha, a 20-Rosa, para ligar a região da Lapa, na capital, até Santo André, passando pela Avenida Brigadeiro Faria Lima. O projeto inicial, que traz o estudo de impacto ambiental, foi finalizado e agora será debatido em audiências públicas.

Quando ficar pronto, o ramal ajudará a desafogar o trânsito em uma das avenidas mais movimentadas da cidade. A Faria Lima, sede de diversas empresas do mercado financeiro, passa pelos bairros com metro quadrado mais caro da capital, segundo estudo da Loft.

A avenida se tornou ainda mais atrativa depois da abertura da estação Faria Lima, da linha 4-Amarela, em 2010. No entanto, a parada atende apenas o trecho inicial da avenida e, diariamente, milhares de pessoas precisam pegar ônibus, carros ou bicicletas para percorrer os 4 quilômetros da via, rumo ao Itaim e Vila Olímpia. Com isso, há trânsito pesado nos horários de pico quase todos os dias.

O projeto da linha 20-Rosa prevê duas novas estações perto da avenida, nas esquinas com as ruas Tabapuã e Jesuíno Cardoso. A conexão com a linha 4 será feita na estação Fradique Coutinho.

Mapa da linha 20-Rosa, em projeto (Reprodução)

A linha 20-Rosa terá 30,9 km de extensão e 24 paradas. Seu traçado previsto parte de Santa Marina, onde haverá conexão com a linha 6-Laranja, em construção. Em seguida, passará pela Lapa (acesso às linhas 7-Rubi e 8-Esmeralda), Vila Romana e sobe até a Rua Cerro Corá. O projeto prevê estender a linha 2-Verde da Vila Madalena até este novo ponto.

Depois, o traçado novo cortaria a Vila Madalena, com uma parada na Rua Girassol e seguiria até a Rua Teodoro Sampaio, rumo à Faria Lima. depois, passa por Moema (conexão com a linha 5-Lilás), Indianápolis, Saúde (linha 1-Azul) e seguiria até o ABC, com estações em São Bernardo do Campo e Santo André. A última parada terá conexão com a linha 10-Turquesa da CPTM.

A expectativa é que a linha 20 poderá atender 1,29 milhão de pessoas por dia. Se o cronograma atual se cumprir, o ramal ficaria pronto em 2035, a um custo atual estimado em R$ 33 bilhões.

Mapa da linha 20-Rosa, que ligará a região da Lapa até o centro de Santo André

As audiências públicas serão realizadas a partir de 22 de janeiro. A primeira será no teatro Conchita de Moraes, em Santo André, às 17h do dia 22. Depois, haverá outra no auditório do Iamspe, na Vila Clementino, no dia 29, e a última na Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo, no dia 1º. Mais informações no site do Metrô.

Depois das audiências, ainda será preciso cumprir várias etapas, como a licitação das obras, a desapropriação de terrenos e a construção em si. Atualmente, a rede de metrô de São Paulo soma 104,4 km de extensão.

Acompanhe tudo sobre:Metrô de São PauloTransporte público

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP