Redação Exame
Publicado em 16 de maio de 2024 às 11h08.
Última atualização em 16 de maio de 2024 às 11h20.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a julgar nesta quinta-feira, 16, as ações que podem levar à cassação do senador Sergio Moro (União-PR).
O julgamento começará com a leitura do relatório do caso pelo ministro Floriano de Azevedo Marques. Depois é a vez do Ministério Público Eleitoral apresentar o parecer sobre a ação. Em seguida, a defesa de Moro, representada pelo advogado Gustavo Guedes, e os advogados dos partidos vão apresentar seus argumentos.
Depois de ser absolvido no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o ex-juiz é acusado pelo PT e pelo PL de abuso de poder econômico nas eleições de 2022. O julgamento agora acontece no TSE.
As siglas argumentam que Moro se beneficiou do período em que cogitou disputar a Presidência da República, quando ainda era filiado ao Podemos. Com abrangência nacional, os eventos que ocorreram durante essa fase teriam garantido recursos e visibilidade, o que desequilibrou a disputa.
O plenário está previsto para começar às 11 horas e o TSE vai transmitir as sessões ao vivo pelo canal da corte no YouTube.