São Paulo Frio (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)
Agência de notícias
Publicado em 25 de julho de 2023 às 07h20.
Parte da Região Sul do país deverá ser atingida por um novo ciclone extratropical previsto para se formar já entre esta terça e quarta-feira. A porção que mais irá sofrer com os efeitos será o sul do Rio Grande do Sul, mas o fenômeno também pode aumentar as condições de chuva em Santa Catarina e no Paraná. Além da chuva e do vento, o ciclone deve provocar queda nas temperaturas.
As rajadas de vento deverão ficar entre 40km/h e 60km/h, sobretudo no território gaúcho, entre quarta-feira e quinta-feira. Não há expectativa de ventanias tão fortes quanto as do último ciclone que atingiu a região, em meados de julho. Segundo o Inmet, são esperadas chuvas entre 20mm/h e 50mm/h.
De acordo com o MetSul, o fenômeno desta semana será menos intenso por se formar mais ao sul que o anterior, na costa do Uruguai, e estar mais concentrado no Oceano Atlântico. A costa brasileira estará na periferia de seu raio de atuação.
Na quinta e na sexta-feira, o ciclone se desloca ainda mais em direção ao Atlântico, e o Rio Grande do Sul fica com o tempo mais estável.
Para esta terça-feira, a previsão do tempo para Porto Alegre (RS) é a de pancadas de chuvas com trovoadas isoladas ao longo do dia e da noite. A precipitação continua na quarta-feira, mas dá uma trágua no dia seguinte, retornando na sexta-feira. Até o final da semana, a temperatura fica entre 10°C e 24°C.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou para a possibilidade de ocorrerem temporais isolados no estado na manhã desta terça-feira, na porção sul do estado, afetando cidades como Santa Maria, Bagé, Pelotas e Rio Grande.
Em Florianópolis, os termômetros, por sua vez, devem marcar entre 14°C e 25°C até sexta-feira. Há previsão de chuvas isoladas começando na quarta-feira. A precipitação deve continuar na quinta-feira e na sexta-feira, quando estão também previstas a ocorrência de trovoadas.
Na capital do Paraná, as temperaturas devem ficar entre 12°C e 24°C. Há previsão de chuvas isoladas apenas para quinta-feira