Brasil

Advogado de Cunha; Terremoto no Japão…

Odebrecht vende O fundo canadense Brookfield acertou a compra de 70% da Odebrecht Ambiental pelo valor de 2,8 bilhões de dólares. A empresa atua na área de saneamento no Recife, no Rio de Janeiro e em 12 cidades do estado de São Paulo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. ___ Delação Segundo […]

EDUARDO CUNHA: contração de advogado com experiência em delações premiadas na Lava-Jato / Andressa Anholete / Getty Images

EDUARDO CUNHA: contração de advogado com experiência em delações premiadas na Lava-Jato / Andressa Anholete / Getty Images

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2016 às 05h43.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h55.

Odebrecht vende

O fundo canadense Brookfield acertou a compra de 70% da Odebrecht Ambiental pelo valor de 2,8 bilhões de dólares. A empresa atua na área de saneamento no Recife, no Rio de Janeiro e em 12 cidades do estado de São Paulo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

___

Delação

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o ex-deputado Eduardo Cunha contratou o escritório do advogado Marlus Arns de Oliveira, especializado em delações premiadas. Entre os nomes já assessorados pela banca estão executivos da Camargo Corrêa e o empresário João Bernardi Filho. Cunha diz que a delação “não está no horizonte”. Os advogados devem entrar com pedido de habeas corpus nesta sexta-feira
___

Terremoto

Um terremoto de magnitude 6,6 atingiu a província de Tottori, o oeste do Japão, nesta sexta-feira. Até agora, há relatos de apenas 8 feridos. A Agência meteorológica japonesa não emitiu alertas de tsnumai, mas lembro que réplicas do tremor serão sentidas nos próximos dias.
___

Cunha e a GOL

As investigações da Lava-Jato apontam que empresas de transporte rodoviário do empresário Henrique Constantino, um dos herdeiros da GOL Linhas Aéreas, teriam pago propinas a Eduardo Cunha para a criação de uma comissão especial que tentaria isentar tributo sobre combustíveis (Cide) às companhias do setor. Foram identificados repasses para as empresas Jesus.com e GDAV — de propriedade de Cunha — que somam 4,5 milhões de reais entre julho e setembro de 2012 e em maio de 2015.

___

Não para

Outra descoberta da Lava-Jato sobre Cunha: uma simulação de empréstimo entre um aliado político e sua esposa, Cláudia Cruz, com o objetivo de lavar dinheiro. A Igreja Evangélica Cristo, que pertence a Francisco Oliveira da Silva, ex-deputado federal e aliado de Cunha, teria declarado à Receita um depósito de 250.000 reais na conta de Cláudia que nunca aconteceu. “A simulação do contrato de mútuo serviu apenas como uma fraude para dar lastro para o ingresso de recursos espúrios provenientes dos crimes praticados por Eduardo Cunha no patrimônio da investigada”, aponta relatório.

___

Negado

O ministro do Supremo Teori Zavascki negou na quinta-feira o pedido feito pela ex-presidente Dilma Rousseff para suspender a cassação do seu mandato pelo Senado, confirmada no processo de impeachment em agosto. A decisão ainda passará por avaliação do plenário da Casa, mas Teori considera que não cabe ao Supremo interferir na questão. “Seriam enormes as implicações para a credibilidade das instituições brasileiras no cenário mundial promover, mais uma vez – e agora por via judicial – alteração substantiva e brusca no comando da Nação”, disse.

___

Inadimplência cresce

A inadimplência das empresas cresceu 1,5% no terceiro trimestre do ano, na comparação com o trimestre anterior, apontam dados da consultora de crédito Boa Bista SCPC. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a alta foi também de 1,5%. Nos últimos 12 meses, a inadimplência das pessoas jurídicas já soma 6,3%, um alívio de 1,3 ponto percentual em relação à mesma medida no segundo trimestre. A Boa Vista aponta que há sinais de uma desaceleração da inadimplência após oito trimestres consecutivos de elevação e que a tendência deverá ser observada no longo prazo.

_

Black Friday Brasil: 2,1 bilhões

Considerada a segunda melhor data para o varejo nacional, a Black Friday Brasil estima faturamento de 2,1 bilhões de reais, cerca de 30% maior do que a edição do ano passado. A estimativa é de uma pesquisa da empresa avaliadora de e-commerces Ebit. Dados do Google apontam que consumidores online no Brasil já somam 40 milhões de pessoas e 75% deles já comprou algo em alguma edição da Black Friday. É esperado que o período de crise aumente o interesse pelas ofertas em promoção da Black Friday.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Brasil

Fuvest abre inscrições para vestibular 2026 com 8 mil vagas; veja cronograma

'Não existe possibilidade de recuar um milímetro', diz Alexandre de Moraes ao Washington Post

Congresso analisa esta semana projetos para proteger infância na rede

Federação critica lei que desobriga Petrobras de operar todo o pré-sal