Brasil

Novas empresas de ônibus já estão atuando no DF

Por enquanto, apenas parcela de 10% da nova frota prevista está trafegando. A ideia é que pelos menos 210 novos veículos passem a circular pela região


	Ônibus: segundo a ANTT, as empresas estão enfrentando dificuldades para a contratação de motoristas
 (Marcelo Camargo/ABr)

Ônibus: segundo a ANTT, as empresas estão enfrentando dificuldades para a contratação de motoristas (Marcelo Camargo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2014 às 16h38.

Brasília - As novas empresas escolhidas para atuar no Entorno Sul do Distrito Federal, em caráter emergencial, começaram a operar nesta quarta-feira, informa a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Por enquanto, apenas parcela de 10% da nova frota prevista está trafegando. A ideia é que pelos menos 210 novos veículos passem a circular pela região.

Segundo a agência, as empresas estão enfrentando dificuldades para a contratação de motoristas, uma vez que está sendo realizada uma "seleção criteriosa", respeitando diversos requisitos de qualificação.

Dessa forma, a entrada em operação das novas empresas será gradual. Assim que forem concretizados os acordos de trabalho, a operação será regularizada, informa a ANTT, em nota.

As empresas União Transporte Brasília (UTB) e Viação Capital Ltda (Viacap) venceram a disputa do processo seletivo aberto pela agência para operação entre o Distrito Federal e a região do Entorno Sul.

A UTB vai explorar as linhas entre o Distrito Federal e a Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás (Lote 1). A Viacap ficará com as linhas entre o Distrito Federal e o Novo Gama e Luziânia (Lote 2).

Essas prestadoras estão autorizadas a executar o serviço até o final da licitação do transporte semiurbano, que terá início nos próximos dias.

Essa operação ocorre sob o regime de autorização especial, uma vez que a precariedade do transporte público na região gerou uma onda de protestos em março. Houve, inclusive, casos de ônibus incendiados.

A PM entrou em confronto com os manifestantes e utilizou bombas de efeito moral, jatos de água, spray de pimenta e balas de borracha. Nessa região, mais de cem mil pessoas utilizam ônibus para realizar o trajeto entre cidades que ficam em Goiás, ao lado da divisa com o DF, e Brasília.

Acompanhe tudo sobre:ANTTTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas