Brasil

Mais cidades no Brasil recebem 5G a partir de hoje; veja o que muda

João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte passam a ter opção de internet móvel 5G a partir desta sexta-feira. Para outras capitais, a previsão é setembro

Antena de 5G: mais três cidades passam a ter sinal nesta sexta-feira (José Paulo Lacerda/Agência Brasil)

Antena de 5G: mais três cidades passam a ter sinal nesta sexta-feira (José Paulo Lacerda/Agência Brasil)

Drc

Da redação, com agências

Publicado em 29 de julho de 2022 às 06h00.

Mais cidades brasileiras passarão a ter sinal de 5G, a quinta frequência da telefonia móvel. A lista, por ora, tem as capitais João Pessoa, na Paraíba, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Belo Horizonte, em Minas Gerais, que terão 5G disponível a partir desta sexta-feira, 29.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

O sinal de 5G estava disponível somente em partes de Brasília até então. As demais capitais devem ter o sinal ligado até o fim de setembro.

A ligação em João Pessoa, Belo Horizonte e Porto Alegre foi aprovada pela Anatel na última quarta-feira, 27 de julho, o que significa que a "limpeza" para uso das faixas foi concluída, o que ainda não ocorreu em outras capitais.

Com o processo feito, a expectativa é que as três maiores operadoras (Tim, Claro e Vivo) acionem o sinal nesta sexta-feira em parte das cidades contempladas.

O que muda com o 5G

As cidades passarão a ter rede em frequências dedicadas nos padrões Non-Standalone (NSA) e o Standalone (SA), os usados no 5G.

As antenas, porém, devem cobrir apenas uma parte da área neste primeiro momento. Além disso, nem todos os aparelhos são compatíveis com a nova tecnologia (caso de celulares mais antigos ou dos iPhones, no caso específico dos brasileiros, como a EXAME mostrou).

VEJA TAMBÉM: Com a ampliação do 5G no Brasil, governo tenta convencer Apple a atualizar o iPhone 

Nos aparelhos em que o sinal já é captado, a promessa é de velocidades até 20 vezes superiores ao 4G, com consumo mais rápido de vídeos, jogos e ambientes de realidade virtual.

Mesmo nas cidades com sinal de 5G, a tendência é que haja ampla variação entre bairros diversos e pontos específicos da cidade, como foi visto em Brasília, que oficialmente teve sinal a partir de 6 de julho. Na capital federal, o sinal cobriu somente parte dos bairros, com oscilações entre 4G e 5G nos aparelhos.

Segundo dados da Open Signal compilados pela consultoria Statista no ano passado, entre os oito países com maior disponibilidade de tecnologia 5G, a Coreia do Sul é campeã, com usuários conectados em 28,1% do tempo a uma conexão do tipo.

Quando o 5G chegará em outras cidades?

Para "ligar" o 5G nas cidades, é necessário que ocorra uma limpeza das faixas por onde vão transitar os sinais de internet.

O processo consiste na migração do sinal de TV por antenas parabólicas da atual frequência para uma nova, de modo a evitar interferências. Na prática, equipes de campo nas capitais estão instalando filtros nos equipamentos para fazer esse "desvio" no sinal.

As cidades contempladas inicialmente com o 5G foram onde tal procedimento conseguiu ser feito mais rapidamente.

Outras cidades como Goiânia, Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo também já estão trabalhando nessa limpeza da faixa, segundo informou no começo do mês o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Queiróz Moreira, que preside o grupo responsável pelo processo, segundo o Estadão Conteúdo.

Ainda não é possível estimar uma data para liberação do 5G nessas localidades. "Rio e São Paulo são sempre mais complicadas", disse o conselheiro, referindo-se à dimensão das cidades e ao número de filtros a ser instalados.

A ativação do 5G nas capitais estava original prevista para acontecer até 31 de julho, mas o Gaispi, grupo responsável pela organização da faixa, pediu a prorrogação por mais 60 dias - conforme previsto no edital de leilão das faixas - por causa da lentidão da chegada dos filtros importados da China.

(Com Estadão Conteúdo)

Acompanhe tudo sobre:5GExame HojeInternet móvelTelecomunicações

Mais de Brasil

Veja como vai funcionar novo programa de perícias do INSS para diminuir fila

Relator da maior aposta de Lula, Lira diz que seria 'honraria' ocupar cargo de vice de Bolsonaro

Reajuste dos servidores: veja data e como será pagamento retroativo

Decreto de Trump afeta Erika Hilton, e visto de deputada é recebido no gênero masculino