Campo Grande: ventos ultrapassaram 90 km/h. (Twitter/Divulgação)
Agência O Globo
Publicado em 14 de outubro de 2021 às 18h25.
Última atualização em 14 de outubro de 2021 às 18h27.
Municípios do interior de São Paulo voltaram a registrar tempestades de areia nesta quinta-feira. Vídeos publicados nas redes sociais feitos por moradores da região de Ribeirão Preto mostram as cidades cobertas por poeira.
Também foram registradas tempestades de areia nos municípios de Brodowski, Colômbia, Barretos, Batatais, São Joaquim da Barra, Pitangueiras, Pirassununga, Sertãozinho, Serrana e Jardinópolis.
Tempestade de areia em Ribeirão Preto - Avenida do café #eptv #olhaissoeptv pic.twitter.com/X7lCS6oMI1
— Nathalia Carvalho (@nathycarvalho24) October 14, 2021
No último mês, pelo menos outras três tempestades de areia foram registradas. A primeira ocorreu em 26 de setembro. Moradores registraram em vídeos cidades como Presidente Prudente, Franca, Jales, Araçatuba, Barretos e Araçatuba tomadas por um vendaval e nuvem de poeira. Também houve registro de tempestade de areia no interior de Minas Gerais.
Em 1º de agosto, enormes nuvens de poeira e vento atingiram municípios de quatro estados: São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Maranhão. Na ocasião, o vendaval destelhou casas e prédios, derrubou árvores e provocou até um tombamento de um caminhão na região paulista de Presidente Prudente, uma das mais afetadas.
mais uma nuvem de poeira no meu país ribeirão preto pic.twitter.com/rwbnh37yVF
— mareana pães (@marigpaess) October 14, 2021
Em regiões desérticas como Saara, Sudão e algumas áreas dos Estados Unidos, o fenômeno é conhecido como “haboob” (habb, em árabe, significa vento). No Brasil, não é raro, mas tampouco comum.
A ocorrência de haboob neste ano tem sido provocada pela seca aliada ao início de chuvas da primavera.