Brasil

Nova Radial Leste fica pronta só em 2016

O novo trajeto de 3,5 quilômetros é considerado fundamental para atrair empresas e melhores serviços para o extremo da zona leste


	Radial Leste: construção começou após serem concedidos incentivos fiscais para o Itaquerão
 (Beatriz Souza/ EXAME.com)

Radial Leste: construção começou após serem concedidos incentivos fiscais para o Itaquerão (Beatriz Souza/ EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2014 às 15h43.

São Paulo - Com obras iniciadas em 2011 e previsão de término antes da Copa do Mundo, o prolongamento da Radial Leste vai ficar pronto só no início de 2016.

O novo trajeto de 3,5 quilômetros é considerado fundamental para atrair empresas e melhores serviços para o extremo da zona leste, no trecho entre Artur Alvim e Guaianases.

As novas pistas deveriam ter ficado prontas antes da Copa do Mundo, como previa a Prefeitura em 2011 - a construção começou logo após serem concedidos R$ 420 milhões em incentivos fiscais para o Corinthians construir seu estádio em Itaquera.

O Consórcio Pontal Leste, liderado pela Construtora OAS, foi contratado ao custo de R$ 138 milhões no final de janeiro de 2011.

Mas durante o ano de 2012 a construção chegou a ficar parada mais de quatro meses, por atrasos nos pagamentos da Prefeitura.

Passados quase quatro anos, a obra não teve nem 15% do projeto concluído até agora.

A prorrogação do contrato com o Consórcio Pontal Leste por mais 450 dias foi publicada hoje no Diário Oficial da Cidade.

A gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) também prorrogou o contrato com o consórcio Camargo Correa-Constran para a construção do Terminal Rodoviário Itaquera - outra obra prevista para ser entregue antes da Copa do Mundo e que segue atrasada.

Viadutos

Além de 3,5 quilômetros de novas pistas, a nova Radial Leste terá dois viadutos já perto de Guaianases, com 350 metros de extensão cada um.

Eles farão a ligação entre a Avenida José Pinheiros Borges (Radial Leste) com a Rua Salvador Gianetti, facilitando o acesso entre os bairros de Itaquera e Guaianases e o município de Poá.

Além dos viadutos, também estão previstas alças de acesso, uma terceira faixa em um trecho já entregue da Radial Leste, dois pontilhões e uma ligação entre o bairro da Penha e a Estação do Metrô Artur Alvim.

Os responsáveis pela obra também precisam ainda fazer a canalização do Córrego Verde.

Acompanhe tudo sobre:Infraestruturacidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalTransportestransportes-no-brasilPrefeiturasInvestimentos de governo

Mais de Brasil

Operação investiga grupo que planejava matar autoridades em SP

Lula vê espaço para acordo com Trump, mas descarta acerto imediato

EPR vence leilão do Lote 4 de rodovias do Paraná com desconto de 21,3%

Cidade em SP instala radar antibarulho e ameaça multar veículos