Redação Exame
Publicado em 24 de fevereiro de 2025 às 10h00.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2025 às 12h21.
Uma nova onda de calor provocará altas temperaturas esta semana em diversas regiões do país. O calor intenso é resultado de um sistema e alta pressão que aquece a atmosfera e reduz a umidade, dificultando a formação de chuva.
De acordo com o site Climatempo, a quarta onda de calor do ano atingirá especialmente o Rio Grande do Sul, o oeste e sul de Santa Catarina, além de proporcionar dias de calor intenso no Paraná, oeste e sul de São Paulo e no sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul.
Para a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor ocorre quando as temperaturas sobem ao menos 5°C acima da média climatológica por um período mínimo de cinco dias consecutivos.
Este ano a população lidou com o calor extremo entre os dias 15 e 19 de janeiro e mais recentemente, entre os dias 2 e 22 deste mês.
A Defesa Civil de SP prevê sol e calor em todo o estado. A combinação de calor e umidade pode favorecer a formação de pancadas de chuva de forma isolada, especialmente na divisa com Mato Grosso e na faixa leste do estado, sem um volume suficiente para a formação de alagamentos. Veja a previsão do tempo para a semana: