Brasil

Nova frente fria em SP: depois de temperatura de 30ºC, volta a esfriar no domingo

Com a chegada de uma nova frente fria, os ventos se intensificam já durante o sábado e pancadas de chuva são previstas entre a noite de sábado e a madrugada de domingo

Termômetros devem marcar 13ºC (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

Termômetros devem marcar 13ºC (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 9 de setembro de 2022 às 15h14.

Depois de temperaturas elevadas registradas desde quinta-feira, 8, em São Paulo, a expectativa da Climatempo é de que este sábado, 10, volte a registrar temperaturas baixas. A tendência é de que o domingo, 11, permaneça com céu nublado e períodos de garoa novamente, situação semelhante ao domingo passado, 4.

A semana começou com temperaturas instáveis e, na quinta, o sol voltou a predominar. Nesta sexta-feira, a previsão é de mais um dia quente, com mínima de 18ºC e máxima de 32°C na capital paulista. As temperaturas ficam ainda mais elevadas no interior paulista, com termômetros na casa dos 37ºC em cidades do oeste e noroeste paulista e até mesmo no litoral. O calor será intenso por todo Estado e sem previsão para chuva.

Com a chegada de uma nova frente fria, os ventos se intensificam já durante o sábado e pancadas de chuva são previstas entre a noite de sábado e a madrugada de domingo. No sábado, a temperatura em São Paulo fica entre 15ºC e 29ºC. Já no domingo, os termômetros voltam a cair, ficando entre 13ºC e 19ºC. A expectativa é de que o calor volte novamente a partir de terça-feira, quando a máxima será de 27º.

Essa mudança no tempo já será vista nesta sexta-feira no Sul do Brasil. De acordo com a Climatempo, a semana termina com a formação de uma frente fria que rapidamente passa sobre a região Sul e, junto desta frente fria, um ciclone extratropical, que provocará o aumento das rajadas de vento no litoral do Sul e do Sudeste do Brasil.

Há risco de temporais isolados, rajadas de vento e eventual queda de granizo no Rio Grande do Sul já a partir desta sexta-feira. Até a próxima terça-feira, 13, os termômetros oscilam entre 5ºC e 18ºC no território gaúcho.

“No sábado, essa frente fria vai se afastar já em direção ao Sudeste do Brasil e espalhar nuvens carregadas do norte de Santa Catarina e do Paraná que chegam durante a noite em São Paulo e no Rio de Janeiro”, disse a Climatempo. Com a frente fria mais costeira, as rajadas de vento ganham intensidade no litoral do Sul e do Sudeste, podendo chegar até 80 km/h no litoral de São Paulo.

No Rio de Janeiro, a temperatura entre sexta e sábado deve ficar entre 17ºC e 35ºC. Já no domingo, a máxima não passa de 22ºC. Já em Belo Horizonte e em Vitória, não há expectativa de mudança de tempo, conforme a Climatempo. A máxima deve permanecer na casa dos 32ºC.

A tendência de máxima acima dos 30ºC também predomina nos Estados do Centro-Oeste. No Norte do País, há possibilidade de pancadas de chuva em algumas localidades, com calor dominante sobre as capitais. Em Palmas, os termômetros devem registrar máxima de 41ºC entre domingo e terça. No Nordeste, a expectativa é de tempo seco e quente nas capitais, com máxima na casa dos 30ºC.

LEIA TAMBÉM:

Nova frente fria vai derrubar temperaturas em SP na próxima semana; veja previsão

Frio no Brasil: veja a previsão do clima para as próximas semanas

Acompanhe tudo sobre:ClimaFrioMudanças climáticas

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas