Brasil

Nova falha em sistema de navegação do Aeroporto de Guarulhos gera atrasos e cancelamentos

Problema aconteceu em sistema de navegação usado por aeronaves; operações foram normalizadas

Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (Karin Slomão/Exame)

Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (Karin Slomão/Exame)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 3 de setembro de 2024 às 16h52.

Tudo sobreAeroportos
Saiba mais

Uma nova falha técnica no sistema de navegação do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, afetou a operação do terminal nesta terça-feira, com cancelamentos e atrasos de voos.

De acordo com a GRU Airport, que administra o aeroporto, o problema foi causado por uma intermitência no sistema de navegação GNSS (Global Navigation Satellite System), que é utilizado por aeronaves.

A concessionária informou que algumas companhias aéreas "enfrentaram atrasos pontuais nas decolagens", mas que os sistemas do aeroporto e os de navegação aérea seguiram operando. As operações no sistema foram normalizadas.

Essa é a segunda vez em menos de uma semana que o aeroporto, que é o maior do país, registra problemas no sistema de navegação. Na última quinta-feira, a intermitência afetou as operações da Gol, Azul e Latam.

Em nota, a Azul informou que cancelou dois voos nesta terça-feira, um que partia para Curitiba e outro que sairia da capital paranaense com destino ao aeroporto. "A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia", afirmou a empresa.

A GOL indicou que registrou "impactos pontuais" na operação durante a manhã, mas não informou quantos voos foram afetados. "A situação, que afeta também outras companhias aéreas, está sendo gerenciada em conjunto com a administração aeroportuária", diz o comunicado da companhia aérea.

A Latam afirmou que as operações estão normalizadas e que "algumas decolagens sofreram atrasos na manhã desta terça-feira" em razão de questões técnicas do aeroporto, "o, fato totalmente alheio ao controle" da empresa. "A companhia ressalta que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:Aeroporto de Guarulhos

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP