Brasil

Nova estação antártica terá segurança redobrada, diz Amorim

A estação brasileira, que substituirá a base destruída por um incêndio no sábado, começará a ser reconstruída no próximo verão

Celso Amorim: "é um ambiente difícil, é um ambiente inóspito, é um ambiente sujeito a acidentes, que nós tentaremos minimizar da maneira mais absoluta" (Agência Brasil)

Celso Amorim: "é um ambiente difícil, é um ambiente inóspito, é um ambiente sujeito a acidentes, que nós tentaremos minimizar da maneira mais absoluta" (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2012 às 10h20.

Rio de Janeiro – O comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, disse hoje (27) que a nova estação antártica brasileira, que substituirá a base destruída por um incêndio no sábado (25), começará a ser reconstruída no próximo verão. Segundo o ministro da Defesa, Celso Amorim, a nova estação terá “segurança redobrada” para evitar incêndios.

“Não quero me antecipar às investigações, mas não há nenhuma indicação de que [o incêndio] fosse algo que pudesse ser prevenido. Ainda é muito cedo [para saber o que será mudado em questões de segurança], mas, de qualquer forma, será feito o mais seguro possível. É um ambiente difícil, é um ambiente inóspito, é um ambiente sujeito a acidentes, que nós tentaremos minimizar da maneira mais absoluta. Isso sempre foi uma preocupação, mas evidentemente a segurança será redobrada”, disse Amorim.

O ministro ressaltou que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) já foi enviado ao Chile para buscar os corpos do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e do sargento Roberto Lopes dos Santos, mortos no incêndio. Se as condições climáticas permitirem, o avião irá à Ilha Rei George e retornará ao Brasil nesta terça-feira (28).

Amorim esteve na madrugada de hoje na Base Aérea do Galeão para receber os 41 pesquisadores e funcionários da estação antártica, resgatados depois do incêndio.

Acompanhe tudo sobre:Celso AmorimIncêndiosMarinhaMinistério da DefesaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas