Brasil

Nova denúncia não influencia julgamento de Dirceu, diz Mendes

O ex-ministro da Casa Civil foi denunciado mais uma vez pela força-tarefa da Lava Jato na manhã de hoje (2)

Gilmar Mendes: o ministro é o presidente da Segunda Turma da Corte, colegiado responsável por apreciar as questões relativas à Lava Jato (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Gilmar Mendes: o ministro é o presidente da Segunda Turma da Corte, colegiado responsável por apreciar as questões relativas à Lava Jato (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 2 de maio de 2017 às 15h34.

Última atualização em 2 de maio de 2017 às 15h47.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a nova denúncia oferecida na manhã de hoje (2) pelo Ministério Público Federal (MPF) contra José Dirceu, no âmbito da Lava Jato, não influencia "em absolutamente nada" o julgamento, na tarde desta terça-feira, que pode libertar o ex-ministro da Casa Civil.

Em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, o procurador da República Deltan Dallagnol disse que embora já estivesse "amadurecida" a nova denúncia contra Dirceu, "houve uma precipitação" de sua apresentação de modo a fornecer mais informações que possam ser consideradas, ou não, pelo STF no julgamento desta terça-feira sobre o habeas corpus do ex-ministro.

Questionado se isso poderia afetar a análise sobre a liberdade de Dirceu pela Segunda Turma do STF, Gilmar Mendes respondeu: "se isso fosse constranger, o Supremo deixaria de ser o Supremo".

"Isso seria como o rabo abanar o cachorro", acrescentou Mendes, que é o presidente da Segunda Turma da Corte, colegiado responsável por apreciar as questões relativas à Lava Jato.

O julgamento do habeas corpus do ex-ministro José Dirceu, que iniciou na semana passada, foi retomado pouco depois das 14h30 desta terça-feira e segue em discussão no Supremo.

Acompanhe tudo sobre:Gilmar MendesJosé DirceuOperação Lava JatoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas