Brasil

Nova assembleia pode encerrar greve de PMs

Um dos pontos cruciais para o fim do movimento é a anistia administrativa dos policiais e bombeiros

Greve perdeu força na última quarta-feira (8) depois da divulgação de gravações mostrando líderes sindicais negociando atos de vandalismo (Reuters)

Greve perdeu força na última quarta-feira (8) depois da divulgação de gravações mostrando líderes sindicais negociando atos de vandalismo (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2012 às 15h03.

Brasília - A greve de militares na Bahia pode estar perto do fim, segundo representantes da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra). A categoria promove uma assembleia neste sábado, a partir das 16h, para tratar dos temas ainda pendentes de negociação.

A associação adianta, no entanto, que não basta as lideranças sindicais desejarem o fim da paralisação, pois essa decisão só será tomada pela categoria como um todo. Um dos pontos cruciais para o fim do movimento é a anistia administrativa dos policiais e bombeiros, mas não a criminal, porque aqueles que cometeram delitos devem responder na Justiça Comum.

A Aspra é a única entidade que defende a manutenção da greve e atualmente está sem líder. Seu presidente, o ex-policial Marco Prisco, foi preso na quinta-feira (9) acusado de ter combinado ações de vandalismo em Salvador. Desde então, ninguém assumiu a liderança do movimento e os outros representantes da Aspra preferem não ser identificados com medo de serem presos.

A greve da PM da Bahia perdeu força na última quarta-feira (8) depois da divulgação de gravações mostrando líderes sindicais negociando atos de vandalismo. Os policiais começaram a retornar ao trabalho no dia seguinte e, segundo o comandante-geral, coronel Alfredo Castro, 85% do efetivo já estavam nas ruas.

Ele também informou que os grevistas que insistissem no movimento, a partir de então, teriam o ponto cortado e sofreriam sanções administrativas.

Acompanhe tudo sobre:BahiaGrevesPolícia Militar

Mais de Brasil

CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira

Manifestação em ponto clássico de Ipanema critica presença do Irã na Cúpula dos Brics

PT avalia adiar anúncio de novo presidente nacional após decisão que cancelou votação em Minas

Marina Silva volta ao Congresso depois de ser ofendida em duas comissões