Brasil

Nomes para Caixa, BB e Petrobras serão anunciados nesta manhã, afirma Haddad

Senador Jean Paul Prates deve ser indicado para a presidência da estatal de óleo e gás; anúncio deve ocorrer por volta das 10h

Haddad: Nomes para Caixa, BB e Petrobras serão anunciados nesta manhã, diz novo ministro da Fazenda (José Cruz/Agência Brasil)

Haddad: Nomes para Caixa, BB e Petrobras serão anunciados nesta manhã, diz novo ministro da Fazenda (José Cruz/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 30 de dezembro de 2022 às 07h51.

Última atualização em 30 de dezembro de 2022 às 07h53.

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou no período da noite da quinta-feira, 29, ao deixar o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que os nomes para presidência da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Petrobras serão anunciados nesta sexta-feira, 30, pela manhã.

Conforme mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o senador Jean Paul Prates deve ser indicado para a presidência da estatal de óleo e gás. O anúncio deve ocorrer por volta das 10 horas.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Na manhã da quinta-feira, o presidente diplomado da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou os últimos 16 ministros e completou a formação do primeiro escalão do futuro governo.

Mas, segundo o futuro ministro da Secretaria Especial de Comunicação (Secom), deputado federal reeleito Paulo Pimenta (PT-RS), o presidente ainda avaliava se há clima para novos anúncios, devido a morte do ex-jogador Pelé nesta quinta.

Às vésperas da escolha da nova presidência do Banco do Brasil, novos nomes começam a circular nos bastidores para o posto. Uma das mais recentes cotadas é Tarciana Medeiros, hoje gerente executiva na área de Clientes e Soluções para Pessoas Físicas, segundo apurou o Broadcast.

Assim como a Caixa Econômica Federal, o presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na quinta que o BB será comandado por uma mulher. Será a primeira vez em 214 anos da história do banco em que isso acontecerá, como mostrou o Broadcast neste mês.

O nome de Tarciana Medeiros, que está no BB desde 2000, junta-se ao de executivas como Ângela Assis, que atualmente comanda a Brasilprev, e Ana Cristina de Vasconcelos, da BB Previdência.

Em todos os casos, a percepção nos bastidores é de que Lula provavelmente indicará um nome da casa, que esteja ou não no banco atualmente, seguindo uma tradição que os governos petistas mantiveram.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a indicar executivos de fora do BB para a presidência do banco, mas tanto Rubem Novaes quanto André Brandão acabaram deixando a instituição.

O atual presidente, Fausto Ribeiro, deve passar por um período de transição para a nova gestão. Após a indicação, o nome da nova presidente do BB terá de passar por instâncias internas de governança, que aferirão se atende à Lei das Estatais e às regras do próprio banco. É um processo que leva alguns dias.

A sinalização inicial da equipe de Lula era de que ele anunciaria os nomes das futuras presidentes do BB e da Caixa nesta quinta-feira, junto com os de vários ministros de seu governo. Entretanto, o anúncio dos bancos foi adiado, como mostrou o Broadcast Político, e deve acontecer nesta sexta.

Para a Caixa, como mostrou a reportagem na quinta, foram aventados nomes como os da vice-presidente de Governo, Tatiana Thomé, e da representante dos empregados no Conselho de Administração, Rita Serrano.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:BB – Banco do BrasilCaixaFernando HaddadMinistério da FazendaPetrobras

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas