Brasil

No Rio, internação por covid-19 cai 44%; rede privada também sente o freio

No estado, a taxa atual de ocupação de enfermaria é de 43,3%, e, nas UTIs, que estiveram próximas do esgotamento, de 58,7%

Covid-19 no Rio: especialistas ainda não conseguem identificar o motivo da redução (Alessandro Dahan/Getty Images)

Covid-19 no Rio: especialistas ainda não conseguem identificar o motivo da redução (Alessandro Dahan/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 9 de fevereiro de 2021 às 06h43.

Marcado por umas das piores estatísticas do país durante a pandemia do coronavírus, com alta mortalidade e superlotação de hospitais, o Rio vive um momento de respiro no avanço da doença. As internações por Covid-19 caíram. Isso significa um freio em casos moderados e graves, que fazem forte pressão sobre as redes públicas e privadas de saúde.

Na última semana, os pedidos para internar pacientes com sintomas ou com a doença confirmada diminuíram 44% no estado em relação ao início do ano. Especialistas ainda não conseguem identificar o motivo da redução, sobretudo depois de um fim de ano tenso com aglomerações em festas de réveillon, mas já analisam o atual cenário da doença que pode ser positivo se atravessarmos o feriadão do carnaval sem desrespeitar as regras sanitárias.

O quadro hoje é bem diferente de maio, no pico da Covid-19, quando a fila chegou a ter 1.283 pessoas à espera de uma vaga em hospital no estado. Depois de ser zerada, a fila voltou a preocupar em novembro, e nesta segunda-feira oito pacientes aguardavam — seis deles precisavam de UTI. A capital, depois de mais de um mês sem vagas, não tem filas há duas semanas.

Essa curva tem um impacto na qualidade do trabalho dentro de unidades de saúde e de hospitais, que recebem os casos mais complexos. No estado, a taxa atual de ocupação de enfermaria é de 43,3%, e, nas UTIs, que estiveram próximas do esgotamento, de 58,7%. Nas enfermarias da capital, esse índice é de 52%, e, nas UTIs, 66%.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusHospitaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira

Manifestação em ponto clássico de Ipanema critica presença do Irã na Cúpula dos Brics

PT avalia adiar anúncio de novo presidente nacional após decisão que cancelou votação em Minas

Marina Silva volta ao Congresso depois de ser ofendida em duas comissões