Brasil

No Rio, Freixo assume 2° lugar, aponta Datafolha

Marcelo Crivella (PRB) permanece na primeira posição, segundo instituto.


	Marcelo Freixo (PSOL): 2° lugar isolado, segundo Datafolha
 (Divulgação)

Marcelo Freixo (PSOL): 2° lugar isolado, segundo Datafolha (Divulgação)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 1 de outubro de 2016 às 19h19.

São Paulo — Na véspera das eleições para a Prefeitura do Rio de Janeiro, o candidato Marcelo Freixo (PSOL) aparece isolado na segunda posição, aponta pesquisa Datafolha, divulgada no início da noite deste sábado (01). Segundo o instituto, essa é a primeira vez que um candidato no Rio aparece com maior probabilidade de estar na 2° posição.

Freixo aparece com 16% das intenções de voto, enquanto Pedro Paulo (PMDB) aparece com 12%. A primeira posição continua com o senador Marcelo Crivella (PRB), que tem 32% das intenções.

Índio da Costa (PSD) aparece na mesma pesquisa com 11%, Carlos Roberto Osório (PSDB) com 10%, Flávio Bolsonaro (PSC) com 8% e Jandira Feghali (PC do B) com 7%. 

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi feito ontem (30) e hoje com 2.159 eleitores.

2° turno

De acordo com o Datafolha, a vantagem de Crivella no 2° turno caiu consideravelmente, se comparada à registrada no levantamento feito no início da semana.

Antes, o senador do PRB apareceria com 22 pontos percentuais acima de Freixo. No levantamento de hoje, a vantagem cai para cinco pontos: Crivella teria 42% e Freixo 37%.

Contra Índio da Costa, a vantagem de Crivella seria de dois pontos percentuais: 41% contra 38%. Se fosse para o 2° turno com Pedro Paulo, o senador teria 22 pontos a mais: 47% de Crivella contra 25%. 

IBOPE

O Ibope também divulgou sua última pesquisa antes do 1° turno das eleições municipais do Rio de Janeiro. Crivella aparece em 1° lugar com 38% das intenções de voto, Freixo fica na 2° posição, com 14%. Pedro Paulo tem 11%.

Flávio Bolsonaro e Indio da Costa têm 10% das intenções cada. Jandira Feghali tem 7% e Osorio tem 6%. Alessandro Molon (Rede), Carmen Migueles (Novo), Cyro Garcia (PSTU) e Thelma Bastos (PCO) registram menos de 2% das intenções. 

2° turno

No segundo turno, segundo o Ibope, Crivela venceria independentemente de quem fosse seu adversário. Se a disputa fosse com Freixo, o placar seria de 47% a 25%. Brancos e nulos seriam 21% dos votos e 7% dos entrevistados não souberam ou não responderam. 

Em um cenário em que Crivella disputasse com Pedro Paulo, o placar seria de 49% a 21%, com 23% dos votos nulos.  

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEleiçõesEleições 2016Metrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

Nunes nega candidatura ao governo de SP e diz que será ‘o maior cabo eleitoral’ de Tarcísio

Incêndio de grandes proporções atinge prédio da PUC, em Curitiba

Tarcísio abre nova frente de concessões ao encaminhar leilão de travessias de balsas

Sindicato dos professores de SP confirma greve; Justiça determina 70% do quadro