Brasil

No debate da RedeTV!, ausência de Lula será flagrante

Emissora convidou todos os candidatos com representação mínima de cinco parlamentares no Congresso e está pronta para a vinda de todos, incluindo Lula

Lula e Haddad: emissora vai deixar um espaço vazio para marcar a ausência do ex-presidente (PT/Reprodução)

Lula e Haddad: emissora vai deixar um espaço vazio para marcar a ausência do ex-presidente (PT/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2018 às 06h48.

Última atualização em 17 de agosto de 2018 às 08h22.

O segundo debate dos presidenciáveis acontece nesta sexta-feira, mas desta vez haverá um púlpito vazio. Em debate da RedeTV!, o palanque pertence ao candidato do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi convidado, mas está impedido de participar. Preso desde abril, ele foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro pela Operação Lava Jato e teve seu pedido de participação no debate negado pelo ministro Sérgio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou nesta quinta-feira.

Procurada por VEJA, a emissora afirmou que convidou para participar todos os candidatos com representação mínima de cinco parlamentares no Congresso Nacional e estará pronta para a vinda de todos, incluindo Lula. Serão nove púlpitos e nove camarins, definidos por sorteio com a participação de representantes de todas as candidaturas. Além do púlpito vazio de Lula, estão confirmados 8 candidatos: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSol), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) — os mesmos participantes do debate da rede Band na semana passada.

A possibilidade de o candidato a vice, Fernando Haddad, participar no lugar de Lula foi descartada pela emissora, que já deliberou que considera Lula como o candidato petista ao Planalto e, portanto, não aceitará a participação do ex-prefeito Fernando Haddad, candidato a vice, como seu representante, a menos que haja uma determinação expressa da Justiça Eleitoral. Apesar disso, a RedeTV! decidiu que não imporá nenhum tipo de entrave caso a situação legal da candidatura se altere. Se Justiça autorizar que Lula deixe a superintendência da Polícia Federal em Curitiba a tempo de chegar aos estúdios da emissora em Osasco (SP), ele poderá participar. Se o PT resolver alterar seu candidato junto à Justiça Eleitoral na última hora, também poderá ter um participante.

Os candidatos responderão a perguntas feitas por eleitores – cada um responderá a uma pergunta específica, por meio de sorteio – e por jornalistas da emissora e da revista IstoÉ, convidada para participar do debate. Também haverá confronto direto entre os candidatos. O debate da RedeTV! terá 4 blocos e duração de 2 horas no total. A mediação será feita pelos jornalistas Mariana Godoy, Boris Casoy e Amanda Klein.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteCabo DacioloEleições 2018Emissoras de TVExame HojeFernando HaddadGeraldo AlckminGuilherme BoulosHenrique MeirellesJair BolsonaroLuiz Inácio Lula da SilvaMarina SilvaPSDBPSOL – Partido Socialismo e LiberdadeTSE

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas