Brasil

No Ceará, candidatos apresentam propostas semelhantes

Foram três blocos, onde Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) apresentaram propostas semelhantes


	Camilo Santana: ele afirmou que, no Ceará, 86% dos jovens estão na escola
 (Facebook/Camilo Santana)

Camilo Santana: ele afirmou que, no Ceará, 86% dos jovens estão na escola (Facebook/Camilo Santana)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2014 às 06h08.

Fortaleza - O último debate com os dois candidatos que disputam o governo do Ceará, transmitido esta noite pela TV Verdes Mares, afiliada à Globo, não teve grandes embates. Foram três blocos, onde Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) apresentaram propostas semelhantes.

O primeiro bloco teve temas livres. Camilo escolheu Saúde. Ele citou as 25 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) construídas pelo governador Cid Gomes (Pros), padrinho da candidatura dele, e perguntou a Eunício quais as propostas para a área. Eunício respondeu que o atendimento nas unidades precisa ser ampliado e prometeu contratar 12 mil novos profissionais.

"Há filas de espera. A Saúde no Ceará é dramática e precisa de um olhar diferenciado", disse o candidato do PMDB. Em seguida, afirmou que iria colocar alguém que entenda como secretário, numa crítica indireta ao atual governador, que tem o irmão Ciro Gomes, formado em Direito, como titular da pasta.

Eunício escolheu como tema os jovens chamados de "Nem-Nem", que nem estudam e nem trabalham. E questionou quais as propostas de Camilo para eles.

Camilo rebateu, afirmando que, no Ceará, 86% dos jovens estão na escola. E citou a siderúrgica que está sendo construída no Estado como instrumento de ocupação desses jovens.

A crise de abastecimento d'água no estado de São Paulo foi citada por Camilo como falta de planejamento. Ele defendeu que o governo cearense está investindo em obras de convivência com a seca. Eunício aproveitou para afirmar que, como senador, trouxe o dinheiro para obras como Castanhão, Eixão da Águas e Transposição.

O segundo bloco foi com sorteio de temas. O primeiro foi exploração sexual de adolescentes. Camilo disse que o Ceará tem investido na qualificação do turismo de férias e de negócios.

Também foram tratadas questões como corrupção e polícia. Ambos defenderam ampliar o número de equipes do Raio, que faz patrulhamento em motos, e aumentar a quantidades de câmeras de vigilância, além de mais diálogo com os policiais.

O terceiro e último bloco foi destinado às considerações finais. Na chegada à emissora, Eunício, que está atrás nas pesquisas, disse aos jornalistas que esperava conquistar o voto dos indecisos. Camilo, por sua vez, defendeu um debate propositivo.

Acompanhe tudo sobre:CearáEleiçõesEleições 2014MDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP