Brasil

No 1º dia, estudantes ainda têm dúvidas sobre o passe livre

O benefício vale para um número limitado de cotas mensais distribuídas para os alunos da rede pública


	Passageiros esperam ônibus: a SPTrans informou que cerca de 60 mil estudantes já têm direito ao passe livre nos ônibus
 (Marcos Issa/Bloomberg/Bloomberg)

Passageiros esperam ônibus: a SPTrans informou que cerca de 60 mil estudantes já têm direito ao passe livre nos ônibus (Marcos Issa/Bloomberg/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2015 às 07h55.

São Paulo - No primeiro dia do passe livre estudantil nos ônibus de São Paulo, estudantes ainda tinham dúvidas nesta segunda-feira, 2, em relação ao uso da gratuidade. O benefício vale para um número limitado de cotas mensais distribuídas para os alunos da rede pública - no máximo 48, para quem estuda de segunda-feira a sábado.

Os matriculados em instituições de ensino superior particulares poderão fazer uso do passe livre a partir de segunda-feira que vem, desde que tenham se cadastrado no site da SPTrans: http://www.sptrans.com.br.

Felipe Almeida Santos, de 19 anos, aluno do 2º de Administração na PUC, que mora em Osasco, na Grande São Paulo, tentava obter a carga de créditos em uma máquina no Metrô.

"Não sabia que, para quem estuda em faculdade privada, só começa a valer depois." Inscrito no ProUni, Santos tem direito à gratuidade, assim como os beneficiários do Fies.

A universitária Diose Pereira, de 24 anos, que mora em Parelheiros e estuda Marketing em Santo Amaro, na zona su, tinha dúvidas sobre o limite.

"Em vez de revalidar meu Bilhete Único Estudantil, pedi esse gratuito, mas depois descobri que colocaram um limite de viagens por mês para cada estudante."

A autônoma Maria Aparecida Santos, de 48 anos, disse que a filha e o sobrinho, que estudam em escolas estaduais da zona oeste, ainda não tinham acesso ao passe livre, pois as escolas não haviam remetido os seus nomes à SPTrans. Todos os alunos da rede pública de ensino fundamental e médio têm direito ao benefício, seja ela municipal, estadual ou federal.

A SPTrans informou que cerca de 60 mil estudantes já têm direito ao passe livre nos ônibus, pois já pagaram a taxa referente ao benefício.

Já a gratuidade no Metrô, na CPTM e na EMTU ainda precisa ser aprovada na Assembleia. O presidente da Casa, Chico Sardelli (PV), disse que encaminhará o projeto com celeridade, porque a proposta tramita em caráter de urgência.

Acompanhe tudo sobre:ÔnibusTransporte públicoTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Gestão Pochmann quer que sindicato de servidores do Instituto não use mais sigla IBGE no nome

AGU recorre de decisão do TCU que bloqueia verbas do programa Pé de Meia

Investigada no caso Deolane, Esportes da Sorte é autorizada a operar apostas no Brasil

Tempestade atinge Centro-Sul do país em meio à onda de calor nesta quinta-feira; veja previsão